Ondas cerebrais são transformadas em texto falado via IA


Ondas cerebrais são transformadas em texto falado via IA

Para que uma inteligência artificial (IA) seja usada para determinada função, ela é treinada, por meio de experiências, para que as máquinas adquiram conhecimentos e possam se adaptar as condições e desempenhar tarefas como os seres humanos, ou até melhor. Um exemplo é o sistema de IA criado pelos pesquisadores da Califórnia que conseguiu transformar ondas cerebrais de pessoas com paralisia grave em texto falado.

Conforme descrito em um estudo da Nature Neuroscience, a tecnologia criada funciona quase em tempo real e é capaz de reconstruir o som da própria voz do paciente. Segundo Gopala Anumanchipalli, co-investigador principal do estudo, a tecnologia neuroprostética, criada por eles, faz a decodificação rápida já vista em alguns dispositivos usados pelas pessoas como a Alexa e a Siri, o que possibilita “uma síntese de fala mais naturalista e fluente”.
 

Para conseguir treinar a IA, os pesquisadores usaram dados de função cerebral de pacientes com paralisia, tentando falar várias palavras que eram mostradas em uma tela. Depois disso, eles fizeram o mapeamento da atividade neural diante de cada palavra e, então, combinaram os dados obtidos com um modelo de conversão de texto em fala.

Transformar as ondas cerebrais em texto falado

Em 2023, os pesquisadores fizeram um estudo onde a neuroprótese demorou oito segundos para transformar as ondas cerebrais em texto falado depois do paciente tentar falá-las. No estudo mais recente, foi visto um avanço muito grande, com a pausa sendo de somente um segundo. Agora, os pesquisadores trabalham para que a expressividade da voz seja melhorada.

Transformando ondas cerebrais em texto falado, a neuroprótese, não somente ajuda os pacientes com paralisia a se comunicarem, mas também faz com que exista uma conexão mais natural entre o paciente e sua família e amigos.

“É emocionante que os últimos avanços em IA estejam acelerando muito as interfaces cérebro-computador para uso prático no mundo real em um futuro próximo”, concluiu Edward Chang, co-autor sênior do estudo.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: YouTube

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS