Assembleia aprova criação da “Rota das Cachoeiras” para impulsionar ecoturismo em Pernambuco


Assembleia aprova criação da “Rota das Cachoeiras” para impulsionar ecoturismo em Pernambuco

Nova lei inclui seis municípios com atrativos naturais; objetivo é fomentar economia sustentável e valorização ambiental no Estado.
Cachoeira Véu da Noiva II em Bonito-PE
Foi aprovado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco o substitutivo ao Projeto de Lei Ordinária nº 2686/2025, que institui oficialmente a “Rota das Cachoeiras” no Estado. A proposta, de autoria do deputado Antônio Coelho, visa estimular o ecoturismo e o desenvolvimento sustentável em regiões com forte potencial natural.

O texto aprovado estabelece a criação da rota ecológica contemplando os municípios de Belo Jardim, Gravatá, Primavera, Bonito, São Benedito do Sul e Cortês. A medida busca fomentar o turismo ambiental como ferramenta de geração de renda, empreendedorismo e valorização dos recursos naturais.

De acordo com o parecer, a proposição está alinhada à Constituição Federal, que incentiva o turismo como instrumento de desenvolvimento social e econômico. O substitutivo foi apresentado para aperfeiçoar a proposta original e incluir Cortês entre os destinos da rota.

Entre as atrações destacadas estão a cachoeira do Urubu, em Primavera, uma das maiores do Estado com 77 metros de altura; o circuito de sete cachoeiras em Bonito, como a famosa Véu da Noiva; e as paisagens naturais de Belo Jardim e Gravatá, com quedas d’água e trilhas que atraem aventureiros e amantes da natureza.

A regulamentação da nova rota ficará a cargo do Poder Executivo, que definirá os critérios para sua implementação. Com a aprovação do substitutivo, a proposição principal foi considerada prejudicada. A medida agora segue para votação em Plenário. Matéria via Pernambuco Notícias.


BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.