Projeto no Senado reconhece Recife como Capital Nacional do Brega


Projeto no Senado reconhece Recife como Capital Nacional do Brega

Foi aprovado nesta terça-feira (13), pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, o projeto de lei que reconhece Recife como a Capital Nacional do Brega. O parecer favorável foi dado pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Caso não haja recurso para votação no plenário, o projeto segue direto para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O projeto tem grande relevância, tanto para a cultura de Pernambuco quanto para o Recife, o que me deixa muito feliz por ser seu relator. De fato, o brega é, além de tudo, uma atividade econômica importante na cidade”, afirmou o senador à Agência Senado.

Humberto Costa também destacou o papel histórico do brega como forma de resistência. “Vale lembrar que o brega foi uma manifestação cultural muito forte inclusive durante a ditadura militar, quando esse movimento falava para uma população oprimida. Era uma forma de dar voz aos excluídos, tratando de temas considerados tabus”, completou.

A proposta é de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), também pernambucano.

O brega é um gênero musical popular no Brasil, marcado por letras românticas, melodramáticas e sentimentais. Ele combina diversos ritmos, como o samba-canção, o bolero e, mais recentemente, a música eletrônica. Começou a se popularizar nas décadas de 1960 e 1970.

Ícones como Reginaldo Rossi — conhecido como o “Rei do Brega” — e Augusto César ajudaram a consolidar o gênero, que até hoje é presença forte nas periferias urbanas e nos grandes bailes do Recife.

Em homenagem ao principal nome do estilo, o Dia Nacional do Brega é comemorado em 14 de fevereiro, data de nascimento de Reginaldo Rossi.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.