Bafômetros passivos serão usados pela PRF para combater alcoolemia nas estradas de Pernambuco


Bafômetros passivos serão usados pela PRF para combater alcoolemia nas estradas de Pernambuco

O combate à mistura álcool e direção é o foco da Operação Carnaval 2026, lançada nesta sexta-feira (13), nas BRs de todo o País pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em Pernambuco, a expectativa é de um aumento de até 50% no volume de veículos em direção ao litoral e ao interior do Estado.

A operação segue até o fim da Quarta-Feira de Cinzas (18) e contará com reforço de policiais de outras regiões e grupos especializados para garantir a segurança viária em pontos críticos de Pernambuco.

Para intensificar a fiscalização, as equipes da PRF utilizarão bafômetros passivos, tecnologia que permite identificar a presença de álcool no ar sem que o motorista precise soprar o aparelho inicialmente. Segundo a PRF, o aumento no consumo de bebidas alcoólicas durante as festividades é uma das maiores preocupações, já que o álcool compromete gravemente os reflexos e a capacidade de reação dos condutores.

A necessidade de rigor no enfrentamento à embriaguez é justificada pelos números do último ano: em 2025, as rodovias federais de Pernambuco registraram 125 sinistros causados por motoristas alcoolizados, resultando em 118 feridos e 13 mortes. Naquele período, a fiscalização realizou mais de 167 mil testes, o que levou à autuação de 1.592 condutores e à prisão de 121 motoristas sob efeito de álcool. (JC / via)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.