Na manhã deste sábado (11) os prefeitos do Consórcio de integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ se reuniram no auditório da Escola Cônego Olímpio Torres em Tuparetama. O objetivo do encontro foi discutir vários temas importantes para região, em destaque a aplicação do FEM 2015. Na pauta, a Prestação de contas do exercício financeiro dos meses de Fevereiro e Março, a criação da agência reguladora do CIMPAJEÚ, a evolução do leite de cabra no Pajeú e a aplicação do FEM.

Estiveram presentes os prefeitos: Dêva Pessoa (Tuparetama); Luciano Torres (Ingazeira); Luciano Duque (Serra Talhada); José Vanderley (Custódia); Francisco Dessoles( Iguaracy); José Patriota (Afogados da Ingazeira); Guga Lins (Sertânia), Zé Mário (Carnaíba), Zé Pretinho (Quixaba) e Luiz Carlos (Custódia). Representando o Ministério Público, o Promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira, Dr. Lúcio Luiz de Almeida, o presidente da Cooperativa de Jabitacá (CODJA) Demócrito Elias,vereadores, secretários municipais, entre outros.
A Gerente do FEM, Andréa Chaves, fez uma apresentação detalhada sobre os critérios da nova edição do Fundo, sobre o FEM Mulher (que destina 5% do valor para políticas públicas voltadas às mulheres), lançado pelo governador Paulo Câmara em março, e sobre o Escritório de Projetos.
Prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa
No Seminário promovido pela Prefeitura de Tuparetama os municípios e os prefeitos do Sertão do Pajeú puderão tirar suas dúvidas sobre o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM) de 2015. O Governo do Estado, através do FEM, investirá R$ 263 milhões para a realização de obras no estado neste ano. Todas as cidades pernambucanas podem apresentar projetos, que serão analisados pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, pasta responsável gerência do Fundo. O Fundo visa apoiar os municípios pernambucanos na implantação de projetos que contribuam para o desenvolvimento municipal e permitam a retomada da realização de investimentos cuja execução foi comprometida pelo atual momento de fragilidade das finanças municipais.

O Prefeito de Iguaracy e Secretário do consórcio, Francisco Dessoles Monteiro, informou ao demais prefeitos sobre o andamento da transição da iluminação pública, veja o que disse o prefeito: “A celpe colocou no call center da compania que daqui pra frente é com os prefeitos e a gente negociou a retirada dessa expressão, para que fosse dito realmente que só a partir da transição seria de responsabilidade dos prefeitos. A Amupe fez um apelo aos prefeitos para que eles massificassem essa informação, porque somente 60 dias depois, contando a partir de 22 de abril, a iluminação pública passará efetivamente para o controle dos Municípios pernambucanos. É importante que cada prefeito difunda em sua localidade o que é iluminação pública. Resumidamente compreende-se no “braço”, lâmpada e o reator. É preciso que a população entenda o que é verdadeiramente de responsabilidade das prefeituras. Expansão de rede, controle de energia, fornecimento, queda de tensão, dentre outros serviços, continuarão na responsabilidade da Celpe. Passada essa primeira batalha, ainda será preciso setar outras lutas em favor dos municípios, para corrigir outros prejuízos em torno desse mesmo assunto.”