Transposição do São Francisco causa transtornos em comunidades de Custódia


Transposição do São Francisco causa transtornos em comunidades de Custódia

Quando concluída, a transposição do rio vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos que vivem no semiárido. Só que, por enquanto, o projeto orçado em mais de R$ 6,5 bilhões, tem sido causa de transtornos para 200 famílias de seis comunidades rurais de Custódia.
O trecho do lote 11 das obras bloqueou uma estrada de mais de 200 anos que servia de acesso para a cidade. Segundo os moradores, a promessa inicial era de que no local seria feito um túnel para não comprometer a passagem de veículos e animais.
Um paredão, do tamanho de um prédio de três andares, base para a colocação das placas de concreto do canal, foi terminado, mas o túnel não foi incluído no projeto. Agora, criadores e agricultores precisam pegar um longo desvio.
Anteriormente, o percurso até Custódia era de 30 km. Com as atuais condições, os habitantes são forçados a percorrer o dobro da distância.
Os moradores das comunidades encaminharam denúncia ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Integração Nacional. De acordo com eles, o problema pode piorar com o início do período chuvoso. É que com a cheia do Rio Moxotó, ficariam sem saída, já que até o desvio, também seria comprometido.
Os moradores se reuniram para discutir a situação. Estão sendo prejudicados estudantes, agricultores que fazem o transporte da produção para a cidade, além dos criadores que precisam levar o gado das áreas de pastagem para os currais.
As famílias também temem que as obras da Transnordestina  acabem avançando para a estrada, reduzindo ainda mais o espaço para trafegarem pelas comunidades. Eles reivindicam uma oportunidade de dialogar.
Sobre o problema, representantes do Ministério da Integração Nacional visitaram as áreas afetadas e prometeram fazer um levantamento da situação. Até março, devem apresentar uma solução para os moradores. O problema foi tema do AB Tv da última quinta (26).

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS