Vítimas de abuso sexual divulgam manifesto contra Papa


Vítimas de abuso sexual divulgam manifesto contra Papa

Vítimas de abusos sexuais do falecido padre mexicano Marcial Maciel, fundador da congregação Legionários de Cristo, publicaram neste sábado, no México, um manifesto acusando o Papa Bento XVI de ignorá-los durante sua visita ao país.

"Por vossas mãos passou a oportunidade de aceitar esta verdade (dos abusos sexuais de Marcial Maciel), mas não nos escutou. Durante muito tempo fomos ignorados", destaca o manifesto divulgado em León, 400 km a noroeste da Cidade do México, onde o Papa está hospedado desde a sexta-feira.

O documento lembra que oito ex-legionários denunciaram publicamente, a partir de 1997, os abusos sexuais praticados por Maciel.

Em 1998, formalizaram a denúncia na Congregação para a Doutrina da Fé, dirigida por Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, mas apenas em 2004 a Igreja decidiu iniciar a investigação, concluída um ano após a eleição do atual Papa.

Em maio de 2006, Bento XVI obrigou Maciel - falecido dois anos depois - a "renunciar a qualquer ministério público" e a "se retirar para uma vida de oração e penitência".

Maciel fundou em 1941 os Legionários de Cristo, que hoje dirigem universidades em mais de 22 países, contam com três bispos e já foram uma das mais poderosas organizações da Igreja Católica.

Durante o papado de João Paulo II, Maciel gozou de um tratamento privilegiado, apesar das denúncias de abusos sexuais contra menores e de manter uma vida dupla, com duas mulheres e vários filhos. (Da AFP)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS