Diretor do IPEC acusa Instituto Múltipla de plágio


Diretor do IPEC acusa Instituto Múltipla de plágio

O Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco – IPEC, Edvaldo Silvestre, acusou o Instituto Múltipla, que divulgou pesquisas recentes em Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, de ter plagiado a METODOLOGIA do seu instituto. Edvaldo afirmou que desde o plano amostral até a área física da pesquisa foi reproduzida do seu trabalho. “A cara de pau e o cinismo com que reproduziram foi tamanha que não se deram ao menor labor de mudar absolutamente nada. Copiaram trechos na íntegra, inclusive os pontos, as vírgulas, os parênteses, de modo literal, exatamente como nós registramos no TSE”.

Para Edvaldo, a prática é criminosa e abusiva, em matéria de registro de pesquisa eleitoral, uma forma desleal a concorrência. “Muitos são os questionamentos que envolvem conduta tão vergonhosa, cujas conseqüências podem ser graves, principalmente em se tratando de justiça eleitoral, sem olvidar das repercussões nas searas cível e penal. Se há um profissional de estatística que assina a pesquisa, por que ele não desenvolveu e apresentou sua metodologia utilizada na pesquisa para a justiça eleitoral, preferindo plagiar? Será porque está apenas “emprestando” seu nome em troca de...?”

No mérito, nestes casos, a maior sanção é de natureza moral, razão pela qual deixaremos, em princípio, de ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais, à qual fazemos jus, além da ação penal cabível.

1º) O diretor do IPEC declarou que limitar-se-á a realizar ampla divulgação deste institucional nas mais diversas mídias locais e regionais;

2º) Representar contra o estatístico, “responsável técnico” pelo plágio, junto ao CONFE – Conselho Federal de Estatística/RJ;

3º) Representar contra a empresa que fez o plágio aos Ministérios Públicos Eleitorais dos municípios de Arcoverde/PE, Afogados da Ingazeira/PE e Serra Talhada/PE para, querendo, tomarem as providências legais cabíveis, conforme previsão da legislação eleitoral vigente.
Blog do Itamar França

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS