No Sertão do Pajeú, um repentista no poder


No Sertão do Pajeú, um repentista no poder

Se o sertanejo é, antes de tudo, um forte, e uma das maiores expressões do Sertão pernambucano é o repente, que conta em poesias as agruras da região, os eleitores de Tabira, no Sertão do Pajeú, depositaram confiança em um representante da cultura popular local. Cantador de viola e repentista, o prefeito eleito da cidade, Sebastião Dias (PTB), está acostumado a traduzir o modo de vida do homem sertanejo através da arte. Agora, terá que tentar traduzi-lo no papel de gestor público.

Embora não seja um estreante na política – já foi diretor de Cultura, Secretário de Cultura e vereador em Tabira – Sebastião Dias conta que a oposição debochava do fato de um poeta querer chegar à prefeitura. Segundo ele, militantes do prefeito e então candidato à reeleição, José Edson Cristovão de Carvalho, o Dinca (PSB), distribuíram mil miniaturas de viola e fizeram uma réplica do instrumento com dois metros de altura, colocada em uma praça que fica em frente a sua casa, dizendo que as quebrariam quando ele perdesse a eleição.

“Faziam chacota, diziam que iam quebrar a viola, iam me ‘arremedar’ na praça. Mas dizer isso no Pajeú é quebrar a cara, né? Não deu: quem manda no Pajeú é a viola, em Tabira principalmente. Isso é um reconhecimento ao poeta nordestino, essa figura que reivindica, que canta as dores do povo, o amor a natureza, isso é uma coisa muito forte. Eu sensibilizei o meu eleitorado justamente recitando versos e pedindo ao povo que respeitasse a viola, e foi o que aconteceu”, conta ele.

E foi inspirado nisso que após sua vitória Sebastião criou os versos que faz questão de recitar: “Foram dias de muito sofrimento/ afastado do som da minha lira./ Só porque defendi nossa Tabira/ prometeram quebrar meu instrumento./ Mas viver sem cultura eu não aguento/ poesia pra mim é coisa bela./ E até quando esta mão pega na vela/ poesia será a minha escola./ Quem queria quebrar minha viola/ foi dormir escutando o choro dela.” (JC Online)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS