ESTUDANTES DE BAIXA RENDA SERÃO ISENTOS DE TAXA NOS VESTIBULARES DAS FEDERAIS


ESTUDANTES DE BAIXA RENDA SERÃO ISENTOS DE TAXA NOS VESTIBULARES DAS FEDERAIS

 
A partir de agora, estudantes de baixa renda estão isentos do pagamento da taxa de inscrição em processos seletivos de ingresso em cursos oferecidos por instituições federais de educação superior. A medida foi publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (11).
A Lei nº 12.799 determina às instituições de ensino a adoção de critérios de isenção total e parcial da taxa, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos. Para ter direito à isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que possui renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.
A maioria das universidades e institutos federais usam como processo seletivo o Sistema da Seleção Unificada (Sisu), que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. No ano passado, a taxa de inscrição do Enem era de R$ 35 e o MEC aceitou o pedido de isenção de 3.994.140 candidatos.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS