PROMOTOR DE JUSTIÇA ESCLARECE VÁRIOS PONTOS EM RELAÇÃO A DEFICIÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA NO 23º BATALHÃO


PROMOTOR DE JUSTIÇA ESCLARECE VÁRIOS PONTOS EM RELAÇÃO A DEFICIÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA NO 23º BATALHÃO

 Promotor de Justiça em entrevista para o nosso Blog

A SEGURANÇA É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS
Em suas palavras, o Promotor de Justiça, Dr. Lúcia Luiz, disse que o problema de segurança no Pajeú demanda soluções de curto, médio e longo prazo, demanda intervenções inclusive a partir do sistema de educação, onde é necessário formar para uma cidadania de cultura e de paz, demanda uma articulação com as famílias, com as associações rurais, com os conselhos de moradores dos bairros, com as entidades da sociedade viva, no sentido de que se busque a redução dos índices de criminalidade através de uma ação conjunta e coletiva. Disse que o artigo da constituição federal que trata sobre segurança, diz que segurança é um dever do estado, mas que também ela é um direito e uma responsabilidade de todos e de todas.

A REAL SITUAÇÃO DO CONTINGENTE DO 23º BATALHÃO
O Promotor alerta que se não houver o aumento do efetivo no 23ª BPM, não vai haverá milagre e nem mágica, que o batalhão opera com uma situação de débito histórica. Disse que desde que foi criado, o 23º batalhão sempre teve menos da metade do efetivo. Para piorar, ainda conta com destacamentos desativados a exemplo de Jabitacá e Borborema, e que tem cidades que estão sendo atendidas apenas com dois policiais por dia.

PROMOTOR FAZ LEVANTAMENTO DE QUANTOS POLICIAIS O 23º BPM PRECISARIA PARA REGULARIZAR O SEU EFETIVO, E DIZ QUE IGUARACY PRECISARIA DE 26 POLICIAIS MILITARES PARA NORMALIZAR SUA SITUAÇÃO.
Segundo as contas do promotor, para cada cidade seria necessário pelo menos mais 4 policiais, e para se colocar mais 4 policiais, levando-se em conta as folgas, vai se precisar na realidade de 16 homens. Então serão 16 para Iguaracy, 16 para Solidão, para Carnaíba, Quixaba, Tuparetama, Brejinho, Ingazeira, etc. Para reativar um destacamento com um mínimo de 2 policiais por dia, precisar-se-ia de dez, então Iguaracy precisaria de 16 homens para a sede e mais os 10 para o destacamento de Jabitacá, somando assim 26 policias que faltam então para regularizar a situação de Iguaracy. O Promotor disse ainda, que precisa-se reativar o destacamento da Borborema, onde soma-se mais 10 soldados, precisa-se ainda ativar destacamentos em Riacho do Meio e São Vicente, então já são 40 homens, precisa-se de mais três trios de policiais da ROCAM para dar uma melhor resposta na região, e para cada trio são necessários 12 homens, que somarão 36 homens, e enfim, precisar-se-iam de mais viaturas, tanto de motos como de carros para atender esta demanda, porque sem isso, como fazer mais bloqueios, como fazer mais rondas, e mais policiamento que coíba estes crimes que estão acontecendo, não há milagre e nem mágica. No âmbito da Policia Civil, o promotor disse que nossa região precisaria de mais delegados, e de mais 20 agentes. Nossa área está trabalhando apenas com cinco delegados e pode ficar só com quatro num futuro bem próximo, e isso para atender as doze cidades que englobam o 23º BPM.

PREFEITOS FARÃO ENCAMINHAMENTOS PARA O GOVERNADOR E SECRETÁRIOS
Promotor diz que o grito que foi dado em Iguaracy é importante que tenha um segmento, não fique somente aqui. Disse que propôs que até a sexta-feira da semana que vem, tenha os doze prefeitos mobilizados coletando em suas cidades assinaturas para um documento que será entregue coletivamente ao Governo do Estado. Disse que o intuito é mobilizar também os secretários de Defesa social, de Planejamento, da Casa Civil e da Casa Militar. Disse querer formar uma comissão grande aqui do Pajeú para discutir esta temática.

A MÁ DISTRIBUIÇÃO DE EFETIVO NOS BATALHÕES DE PERNAMBUCO E O DESCASO PARA COM A ÁREA DO 23º BPM
Em relação a diferença de privilégios na distribuição de policiais, o Promotor citou como exemplo, o 8º BPM que é localizado na região de Salgueiro, e que por sinal, também é sertão como a nossa região, e que mesmo estando a maioria das estatísticas mostrando melhores condições que as nossas, teve um momento em que 8º BPM recebeu 60 homens e o 23º recebeu apenas 3 homens, havendo assim, uma distribuição muito maior de policiais para lá do que para cá, segundo o Promotor.

MÉDIA DE POLICIAIS POR CADA BATALHÃO 
A região do Pajeú é formada por 12 municípios e tem em torno de 180 mil habitantes, e apenas 230 homens de um efetivo que foi previsto um mínimo de 503 homens, porém comparando com a região do 8º BPM de salgueiro, que tem apenas 6 ou 7 municípios e uma população de cerca de 120 mil pessoas, o efetivo previsto para lá seria de 400 homens, porém tem mais do que o previsto, cerca de 415 a 420 homens, mostrando excesso de contingente. Já nosso 23º BPM tem 180 mil habitantes e um efetivo previsto para 503 homens, porém na prática temos apenas 230 homens, menos da metade. Então, segundo as palavras do Promotor, como conceber que um local que tem 120 mil habitantes tenha 420 policiais e aqui tendo 180 mil habitantes tenha um pouco mais de 200 homens?

SOLUÇÕES EMERGENCIAIS PARA O 23º BPM
De acordo com Dr. Lúcio, seria possível resolver emergencialmente o problema de contingente em nosso batalhão deslocando policiais de outros batalhões para cá. Disse que desde que foi criado, o 23º BMP nunca passou nem da metade do seu contingente necessário, então é por isso que estamos batendo nesta tecla, disse o Promotor, a tropa do 23º está sacrificada, e sem homens agente não tem como dar esta resposta mais imediata, ao anseio de segurança e justiça.

PROMOTOR COBRA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
Precisamos ter um trabalho em rede da sociedade para vencermos o medo e a lei do silêncio, porque também não adianta ter polícia se a população não coopera, não colaboram com a policia, disse o promotor, tem um crime de morte e as pessoas têm informações importantes, viram alguma coisa, viram a pessoa fugindo, viram chegando, porém ficam com medo, o silêncio impera e as pessoas não denunciam, e assim, não vão falar e não vão dizer aquilo que é necessário. O Ministério Público e a polícia não tem bola de cristal, tem que ter ajuda, para que se possa elucidar os casos, então é um conjunto de coisas, não é só se preocupar com segurança agora, nem atirar pedras ligando as vezes para o rádio. Eu pergunto a cada cidadão disse o promotor, a cada cidadã de Iguaracy, o que você tem feito pela segurança? Colabore conosco, some-se a este esforço, é como Cristo disse, quem quiser vir após mim, tome sua cruz e me siga, neste propósito que é um propósito comum de justiça e de paz.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS