JABITACÁ VIVENCIOU NESTA QUARTA-FEIRA(14) GRANDE MOVIMENTO EM COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL


JABITACÁ VIVENCIOU NESTA QUARTA-FEIRA(14) GRANDE MOVIMENTO EM COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Em função do dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social com o apoio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CONTI (Conselho Tutelar de Iguaracy), estão desenvolvendo neste mês de maio uma campanha em parceria com as escolas da rede, fazendo palestras e discutindo a temática com professores e alunos.
Então, neste sentido e dando andamento nos trabalhos que estão sendo realizados em todas as escolas municipais e estaduais do município, nesta quarta-feira (14), aconteceu um grande encontro em Jabitacá na Quadra de Esportes da Escola Joaquim Alves de Freitas.
Com o tema: FAÇA BONITO, MANIFESTE-SE CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇA ADOLESCENTE, o Governo do Município pretende despertar nos cidadãos a atitude de denunciar tais abusos, o que pode ser feito através do Conselho Tutelar, do CREAS, CRAS ou simplesmente discando 100 ou procurando a Delegacia de Polícia Civil em Iguaracy.
A manifestação em prol da conscientização da denúncia no combate contra esse tipo de abuso contou com a participação do Prefeito de Iguaracy, secretários e demais autoridades municipais, professores, pais e alunos, representantes de igrejas evangélicas e católica, conselhos e associações e os órgãos municipais que estão a frente do evento que são o CREAS, CRAS e o Conselho Tutelar.
A abertura do evento aconteceu a partir das 15hs na quadra de esporte da Escola Joaquim Alves de Freitas, onde após as falas das autoridades, aconteceram apresentações artísticas e peças teatrais abordando o tema e também no momento foram entregues panfletos educativos.
“Para mudar essa realidade de abuso e violência contra nossas crianças e adolescentes é necessário o desenvolvimento de uma nova mentalidade, e principalmente uma nova visão e concepção de valores e opiniões. O Cidadão não pode ficar parado diante de um quadro de violência, seja ele qual for e, principalmente quando envolve crianças e adolescentes, é preciso denunciar, é esse o nosso convite a população”, declarou o prefeito do município Dr. Francisco Dessoles Monteiro.
Ás 16h30 teve início uma passeata, com faixas e cartazes feitos pelos participantes que saiu do Ginásio de Esportes e foi até o centro da comunidade onde está localizado o prédio do CREAS.
A Caminhada, esclarece o Conselheiro Sérgio Coelho, coordenador do Conselho Tutelar, tem a finalidade de “alertar e chamar a população para entrar no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, o que é uma realidade em nosso meio e precisa ser combatida”, diz ele.
Segundo Daniela Darck, Coordenadora do CREAS, esta campanha ajuda a fortalecer o trabalho e estruturar melhor a rede de relacionamento com a sociedade. “Nós estamos trabalhando com a divulgação da instituição do CREAS, para que o órgão fique totalmente conhecido dentro do município, então nós estamos fazendo um trabalho em rede, promovendo as palestras e reuniões, para que a comunidade, conhecendo o papel da instituição, permita que possamos atuar melhor”, destacou.
Ao chegar ao CREAS, aconteceu a culminância do evento com a apresentação em telão e logo após foram servido lanches a todos os participantes.  (Veja o resto da matéria e todas as fotos clicando em LEIA MAIS:



O conselheiro Sérgio Coelho alertou ainda que a Constituição Federal, o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069, de 13/07/1990) atribuem penalidades não só para quem comete o abuso sexual como para quem pratica omissão.
As denúncias destes crimes podem ser feitas pelo telefone do Conselho Tutelar 8851-0190, ou então pelo Disque 100 - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - Ligação gratuita em todo o território nacional. O serviço funciona diariamente, das 8h às 22h, incluindo finais de semana e feriados.
No município, os casos de denúncia de crimes de violência sexual contra menores, podem serem feitos também diretamente nos prédios do Conselho Tutelar, que fica localizado próximo e em frente a loja Siqueira Móveis, no CRAS, localizado no centro da cidade seguindo logo após o mercadinho Tavares, e no CREAS que fica localizado no distrito de Jabitacá, em um ponto bem central ao lado da Praça Izauro Torres,
Em todos os pontos de denuncias aqui citados, bem como também no disque 100, a identidade do denunciante será mantida em sigilo absoluto.
A mobilização em torno do 18 de maio acontece em âmbito nacional. A data foi escolhida e convertida na Lei 9.970/2000 em menção ao “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, e que chocou o país pela sua brutalidade. Araceli era uma menina de oito anos que foi sequestrada e, após ser drogada, espancada e estuprada, foi violentamente assassinada por membros de uma família tradicional na cidade de Vitória, Espírito Santo. Nenhum dos culpados foi punido devido à falta de denúncias. Em 1998, foi proposto um projeto de lei, estabelecendo o dia da morte de Araceli como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O projeto se tornou a Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 

 
 


 

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS