Conselheiro Tutelar de Iguaracy dá "DICAS" de como educar os filhos no presente para não se arrepender no futuro


Conselheiro Tutelar de Iguaracy dá "DICAS" de como educar os filhos no presente para não se arrepender no futuro

Vivemos em uma sociedade permissiva e hedonista, desestruturada, que está experimentando uma grave crise de valores. As mudanças dos últimos anos foram muito rápidas, fazendo-nos perder uma imensidade de valores. A educação religiosa virou coisa de gente quadrada, a família perdeu a ponta da meada. Os pais ficaram desorientados sobre como educar os filhos de uma maneira que não venham a se arrepender depois.
A sociedade atual convive com a mentira, o desrespeito, as informações distorcidas e com a imoralidade. Não podemos consentir que essa cultura mundana pós-moderna injete em nossos filhos, o veneno de um ensino permissivo e contrário aos valores da Palavra de Deus. Nós como cristãos devemos combater o atual sistema diabólico e mundano que quer primeiramente desestruturar para depois destruir a família.
Sou conselheiro tutelar a mais de dez anos e também sou cristão, irei passar algumas dicas logo abaixo, sobre como educar os filhos, tomando por base os valores ensinados na Bíblia. Infelizmente, o mundo está negligenciando a importância desses valores, e vem pagando um alto preço por isso.
Com tantas leis que foram criadas, os pais se veem meio que perdidos sobre como educar os filhos de uma forma saudável e sem infligir as leis de Deus e as leis dos homens.
Primeiramente, não há como educar bem os filhos sem antes educar-nos a nós mesmos. É preciso termos um referencial para que possamos mostrar a nossa obediência e servirmos de exemplo para nossos filhos, e para isso, nada melhor do que optar pela Palavra de Deus, que nunca erra em seus princípios e quem anda em seus estatutos nunca se arrepende. Temos que dar bom testemunho de obediência para que nossos filhos nos tomem como exemplo e sejam também ordeiros e obedientes.
- Os filhos que se desenvolvem ao lado de pais obedientes as leis de Deus, aprendem o valor da obediência através do amor e crescem numa vida ordeira e abençoada.

Efésios 6:1-4
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.


A quem cabe a responsabilidade de educar as crianças? Biblicamente vemos que esta tarefa pertence aos pais, não é missão de creche, de escola, de conselho tutelar, de instituição religiosa, nem tão pouco do governo, Deus deu os filhos aos pais, e Ele pedirá conta a cada pai e a cada mãe e não as intuições e nem ao estado, não podemos como pais transferir esta responsabilidade para ninguém, não podemos transferir para uma empregada doméstica, para a creche, para a escola, etc, a responsabilidade de ensinar, de orientar, de educar os filhos são dos próprios pais.
Agora se os pais criam os filhos na frente da televisão ou na internet, quem é que vai ensinar? Se os pais criam os filhos na rua, alguém vai ensinar, se criam os filhos de casa em casa ou dormindo na casa dos outros, alguém vai ensinar, mas não vai ensinar o que é correto, porque a TV, a internet, a rua não ensinam a ninguém corretamente, quem ensina são os pais aplicando os princípios da Palavra de Deus na vida dos filhos.
Quando também se cria os filhos sem limites, sem disciplina, eles se tornam tristeza para o seu pai e amargura para a sua mãe, como diz a palavra de Deus, (Provérbios 29:15) não se pode criar os filhos sem contrariá-los, não podemos criá-los de forma permissiva deixando-os fazerem o que bem querem e entendem. Quem não disciplina, quem não ensina, quem não exorta, quem não orienta os filhos, eles vão ficando nos seus erros e depois o prejuízo vem.
Na sua palavra (Efésios 6:4 ) Deus manda que os filhos obedeçam e honrem aos seus pais, aos pais Deus diz que criem os seu filhos com disciplina, e admoestação do Senhor.
A palavra de Deus manda corrigir os filhos enquanto há esperança, (Provérbios 19:18) castigar, disciplinar quando já não há mais esperança, fica mais difícil, e quando é que ainda há esperança? Enquanto se pode endireitar, tipo uma planta que para não crescer torcida, enquanto está nova, tenra, crescendo, se coloca uma vara, e vai-se atando a planta a vara conforme vai se desenvolvendo, para que ela cresça reta, e é justamente isso que nós pais temos que fazer, não basta apenas regar e podar a planta, tem que gastar tempo com ela, a endireitando centímetro por centímetro, até que se torne uma planta bonita, ordeira e saudável, isso é o princípio estabelecido por Deus sobre como criar os filhos.
As crianças que não aprendem desde cedo a obedecerem as regras do lar, (porque na maioria das vezes os próprios pais não querem gastar tempo as ensinando e preferem bater na hora de um mal feito), também não vão querer obedecer as regras da escola e obedecer as regras de convívio na sociedade, não serão obedientes porque não estarão habituadas a viverem debaixo de regras, e vão dar trabalho aos professores, vão dar trabalho ao conselho, vão dar trabalho a polícia, vão dar trabalho aos governantes, vão dar trabalho onde chegarem e forem viver ou trabalhar, porque foram criados sem limites, sem respeitar regras, (Provérbios 13:24), o pai e a mãe que verdadeiramente ama o filho o instrui em justiça, em santidade, a disciplina quebranta a vontade própria que é desvinculada da vontade de Deus, quando disciplinamos os filhos quebramos este espírito que nasce com eles de obstinação, de desobediência, de violação aos principais estabelecidos por Deus.
Antes que o seu filho vá lutar pela vida neste mundão a fora, alimente-o com o leite da palavra, ensine, vacine o seu filho, cuide dele, para que ele cresça em segurança e forte espiritualmente.
Provérbios 22:6
Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS