Mostrando postagens de Novembro 3, 2015Mostrar tudo

Vereadores encerram movimento em empresa da Adutora e prometem voltar dia 20

Vereadores que representam a Comissão Parlamentar do Pajeú – Copap, encerraram há pouco o protesto que fechou as portas da empresa MRM, responsável pelas obras da segunda etapa da adutora do Pajeú.
Após a mobilização, ficou encaminhando que, caso até 20 de novembro as obras não estejam concluídas, será realizado um novo e grande protesto, com maior representação, fechando a empresa e a PE 292 , entre Afogados e Iguaracy.
Ao todo, de dez a quinze vereadores das cidades da região participaram do protesto. A impressão é de que houve participação menor que a articulada pelo movimento.
Por Nill Júnior / Foto: Júnior Finfa

Movimento de militantes petistas eliminam páginas de cristãos, conservadores, políticos de direita e tocam o terror nas redes sociais

CPI dos Crimes Cibernéticos ouviu diversos militantes virtuais - Ainda neste final de semana, o movimento conseguiu a “derrubada” de quase uma dúzia de páginas “de direita”. As primeiras foram “Orgulho de Ser Hétero”, “Luana Basto”, “Humans of PT”, “Bolsonaro Zuero” e “Moça, Não sou Obrigado a ser Feminista”.
Quem usa as redes sociais no Brasil, está familiarizado com a ação dos MAVs (Militância em Ambientes Virtuais). Criados em 2011, pelo governo petista, sua função era originalmente rebater reportagens ‘negativas’ contra o partido postadas na internet.
Essa verdadeira “patrulha virtual” treinou militantes para fazer propaganda e criticar os “inimigos o partido”, sobretudo no Twitter e Facebook. Com o tempo, eles se especializaram e usam táticas para a guerrilha na internet.
Nas eleições do ano passado, ficou notório como agiram para desviar o foco da série de acusações que se multiplicavam contra os políticos e partidos citados por delatores no início da Operação Lava Jato.
Quatro anos atrás, o petista Adolfo Pinheiro, apresentou um plano de ação para “Espalhar núcleos de militantes virtuais por todo o país”, segundo ele mesmo. O material foi entregue ao presidente da legenda, Rui Falcão.
Tudo isso faz parte de um movimento defendido por petistas que defende a “regulamentação dos meios de comunicação”. Enquanto não conseguem aprovar leis nesse sentido, os militantes partiram para uma diversidade de estratégias, que inclui a criação de fanpages que usam vídeos e “memes” para divulgar sua agenda ideológica. Logo, a capilarização se estruturou e diferentes movimentos esquerdistas passaram a seguir essa cartilha.

Vereadores do Pajeú interditam porta de empresa da Adutora e prometem fechar PE 292

Primeiros vereadores chegaram logo cedo e fecharam porta da MRM, responsável pela segunda etapa da Adutora
Vereadores da Comissão Parlamentar do Pajeú – Copap – iniciam neste momento um protesto que fecha a entrada da empresa MRM e promete fechar também a PE 292, em Afogados da Ingazeira, próximo à entrada do Clube Vale das Acácias.
Eles querem celeridade nas obras da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que promete acabar com o drama hídrico vivido por cidades como Iguaracy, Tuparetama, Ingazeira e São José do Egito.
“A gente quer levar água para nossos cidadãos. O momento adequado é esse. É um movimento pacífico e organizado. Ninguém está querendo fazer por fazer. A gente vai fechar a entrada da empresa e a PE 292”. Ele diz que toda a população foi articulada para o movimento.
Além de Joel, os primeiros a chegar foram Sávio Pessoa e Tanta (Tuparetama), além de Odete, Fábio Torres e Amaury (Iguaracy). Um representante da empresa ainda tentou argumentar para que o protesto fosse adiado, em vão. “A população aguarda uma resposta dos governantes. A gente aguarda, mas os prazos estão sempre sendo estendidos”, diz o vereador Fábio Torres.
Transformador ainda no chão na Estação Elevatória de Afogados denunciada ao blog: enquanto isso, povo sofre sem água
Mais de 30 dias sem a população receber água. O compromisso era de maio pra junho chegar água da Adutora. A Compesa já resolveu a questão da energia investindo R$ 275 mil e a gente não tem nenhum compromisso de que dia vai chegar a água”, diz Sávio Pessoa.
Semana passada, Joel denunciou a situação nas estações elevatórias. Na de Afogados da Ingazeira, por exemplo, o transformador está a 15 dias no chão, sem ser instalado. Quanto à EE de Tabira, os cabos estão pendurados no poste e o restante não dá sinais de celeridade.
Poucos vereadores: ainda há poucos vereadores da Comissão, apesar da articulação feita na última quinta pela Copap. Cidades como Ingazeira, Itapetim e Afogados ainda não haviam comparecido até as 8h15 de hoje. (Nill Júnior)

Apalpada por PM em mulher pode levar ele perder a farda

A viatura da PM pertence ao poder público. Disso ninguém tem dúvidas. A farda é símbolo de autoridade, requer postura e respeito. Tudo isso, porém, não impediu o cabo da PM, identificado apenas como Varanda, do 41º BPM (Irajá), de fazer confusão do que é público com o privado. Sorridente, o policial aparece apalpando o bumbum de uma amiga, de 20 anos, em foto enviada ao WhatsApp do DIA (98762-8248).
Por causa disso, ele foi preso no final da tarde de sábado. O castigo durou pouco, Varanda foi solto ontem pela manhã. A saliência que caiu nas redes sociais pode resultar até em demissão. Em nota, a Polícia Militar informou que a Corregedoria determinou ao Comando do 41º BPM o prosseguimento da apuração sumária sobre o fato e a instauração de um processo administrativo disciplinar, para avaliar a permanência do policial na corporação.
Para o psicólogo Marcelo Gesualdi, em regra, as pessoas estão confundindo o público com o privado. “Antes mesmo de tirar a foto, o policial já fez a confusão. E só o fato de ter permitido a fotografia já correu o risco da divulgação, mesmo sabendo que isso é incompatível durante o serviço”, analisou Gesualdi.

Vítimas do acidente de Floresta foram identificadas

Quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas depois que dois caminhões colidiram na BR-316 em Floresta, no Sertão pernambucano, na noite desse domingo. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 303 da rodovia. A informação é da PRF.
Um dos caminhões levava romeiros, que voltavam de Juazeiro do Norte, no Ceará depois de uma romaria, com destino a Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. O outro veículo transportava cerâmica.
A colisão lateral aconteceu por volta das 2h da madrugada. O grupo de pessoas voltava de uma romaria em Juazeiro do Norte, no Ceará. Gênio Martins dos Santos, 21 anos e Lucas Santos Almeida, 19, moravam na cidade de Nossa Senhora da Glória. Já Berneilda Lúcia Passos, 66, e Iezito Venâncio Neto, 68, em Carira, Sergipe.
Todas as quatro vítimas fatais morreram no local do acidente. De acordo com informações, o motorista do caminhão azul teria invadido a pista e atingido o caminhão amarelo (Pau de Arara) na lateral.
As vítimas foram socorridas inicialmente pela Polícia Rodoviária com apoio de ambulância do hospital da cidade. A carga de cerâmica foi saqueada por moradores da região.

Católicos do Pajeú se reúnem em Iguaracy para celebrar o Dia Nacional da Juventude; veja imagens

A Paróquia de São Sebastião - Diocese de Afogados da Ingazeira (PE) promoveu, neste domingo (01), o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O encontro reuniu milhares de jovens, de 19 municípios, em atividades culturais e religiosas.
O tema desta edição do encontro, que ocorre há três décadas em todo Brasil, é "Juventude construindo uma nova sociedade" e o tema é inspirado nos dizeres do evangelista Lucas "Estou no meio de vós como aquele que serve".
Os jovens se concentraram, às 15h, em frente à Paróquia São Sebastião, na Praça Antônio Rabelo, de onde sairão em caminhada até a quadra poliesportiva da Escola Professora Rosete Bezerra de Souza, onde foi realizada uma celebração solene de encerramento das atividades do DNJ 2015.
O trajeto da caminhada incluiu as principais ruas da região central da cidade, passando pela Rua Antônio Santana (Rua do Clube), um trecho da PE-292 e finalizou na Rua João Alves dos Passos.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é comemorado, geralmente, no último domingo de outubro, mas neste ano, teve a data de realização neste início de novembro.A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol.
O encerramento do evento teve apresentação da banda Arcanjos da cidade de Triunfo, um dos ícones da música católica na região.A banda que toca músicas cristãs nos mais diversos ritmos agitou o público jovem. Foram várias horas de muito louvor e alegria.
O Dia Nacional da Juventude foi celebrado pela primeira vez por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela ONU em 1985. Surgiu, portanto, em sintonia com as discussões mundiais sobre a realidade dos jovens, mas com o objetivo de tornar essas discussões mais próximas da realidade da juventude brasileira esta iniciativa que é organizada anualmente pela Pastoral da Juventude (PJ).

A sonorização ficou por conta de Carlinhos Som. Contato: (87) 38371075 / (87) 999319993
Veja mais imagens

Poeta Wagner Martins visita Iguaracy: Jovem escritor com paralisia cerebral esteve participando do Dia Nacional do Livro na cidade

Na última sexta, dia 30 de outubro, a cidade de Iguaracy recebeu de "braços abertos" Wagner Martins, um jovem poeta de 22 anos, portador de paralisia cerebral e exemplo de superação. Wagner, que reside na cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE, esteve na cidade para participar do Dia Nacional do Livro realizado na Escola Municipal Dr. Diomedes Gomes Lopes. O evento também contou com a participação de professores, autoridades, alunos e pessoas da comunidade.
A programação foi preparada especialmente para receber o jovem escritor. Na ocasião foi apresentada a reportagem feita pela Rede Globo Nordeste com Wagner. Muitas homenagens e emoção marcaram o evento. No término, o jovem se dedicou as fotos e os autógrafos com os iguaracienses.
“Versos da Bela Vida” foi lançado pela Editora Veloso em maio de 2015 e reúne poesias sobre autoestima.
Para fazer o livro, Wagner selecionou suas principais poesias durante algum tempo. A inspiração é tanta que ele tem material para lançar outro livro. No lançamento em maio deste ano, o jovem relatou a agência de notícias “Acontece”, de Jaboatão dos Guararapes, “Gosto de escrever sobre as dificuldades da vida, mas também tenho poesias sobre romance”, explica Wagner sobre sua inspiração que nasce do seu próprio cotidiano.
O presidente da Associação Bem Viver de Iguaracy, João Amaral, participou das homenagens.
Mãe de Wagner e de mais dois filhos, a dona de casa Maria Aciatuan Gonçalves de Souza, 48 anos, vê no garoto um exemplo para que outras famílias possam apoiar os seus filhos. “Ele é uma pessoa muito comunicativa. Desde quando pensou em reunir as suas poesias para transformar em um livro, demos o total apoio e corremos atrás para que o seu sonho fosse realizado”, contou.
Wagner Martins chegou à cidade na noite da última quinta (29) e foi recebido na residência do casal Márcia Regina e Júlio César (Júlio Trepidants). O casal foi responsável por localizar o escritor na região metropolitana do Recife e traze-lo à Iguaracy.
Wagner visitou a sede da Associação das Pessoas com Deficiência de Iguaracy. No local o jovem foi bastante assediado por jornalistas e moradores vizinhos.


TRAJETÓRIA

Foi na Escola Alzira da Fonseca, em Jaboatão, onde tudo começou. A gestora da escola, Deyse Cristina, lembra que Wagner, no primeiro ano do Ensino Médio, andava desmotivado com os estudos. Nas aulas de português, seu talento foi reconhecido e incentivado. “A poesia despertou o poeta e o poeta despertou a poesia”. É assim que o professor Ulisses Feitosa define a trajetória de Wagner.

O gosto pela leitura começou bem antes. Na alfabetização, Wagner ganhou seu primeiro livro e daí começou sua paixão pelas letras. Ele começou a se interessar mais pela escrita quando ganhou um computador. Através do teclado, registra suas poesias. E não para por aí: o poeta também tem outros talentos no computador. Foi ele quem fez toda a parte gráfica do livro.

A obra traz 39 poesias, nas quais Wagner Martins aborda fatos de sua vida. A inspiração para escrever surgiu quando ganhou um livro infantil. Pode-se dizer que, já a partir daquele momento, a literatura passou a fazer parte do seu dia a dia. E a semente da escrita logo apareceu, reforçada inclusive pelo problema que o atingiu.

Wagner Martins já se prepara para o lançamento do seu 2° livro. A obra intitulada “A PRINCESA DE CADEIRA DE RODAS” será um conto de fadas contado em forma de poesias. O mesmo será direcionado ao público infantil, com textos marcantes, objetivos e que ensina a lidar com as mais diferentes formas de limitações, onde muitas crianças sofrem na escola, em casa e ou nas ruas.

O livro “Versos da Bela Vida” é uma produção independente. Quem quiser comprar, basta acessar o site oficial de Wagner: www.ecodosversos.com.br. Em Iguaracy você encontra o livro na sede da Associação Bem Viver.

Para comprar o livro “Versos da Bela Vida” em Iguaracy-Pe
Local: Rua Baterista Júnior Brown – Sede da Associação Bem Viver Das Pessoas com Deficiência de Iguaracy
Contato: (87) 988648004 – Responsável, Júlio Trepidants
Valor do livro: R$ 20
Para ver todas as imagens CLIQUE ABAIXO