Prognóstico é de chuvas até o mês de março em estados como o da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Chuvas podem ocorrer em grandes áreas do Nordeste após enfraquecimento do fenômeno El Niño
 Foto: Chuva em Iguaracy na tarde desta segunda (18)
A primeira reunião oficial de meteorologistas para anunciar o primeiro prognóstico da quadra chuvosa no sertão nordestino será realizada esta semana em Fortaleza, mas uma prévia divulgada sexta-feira na Paraíba indica que a situação não é tão grave como se imaginava meses atrás. De acordo com relatório elaborado por uma equipe de técnicos, ao final de uma reunião convocada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do governo paraibano, o semiárido poderá ter chuvas até março provocadas por fenômenos meteorológicos transientes, como os vórtices ciclônicos.

Esses fenômenos, que trazem umidade do oceano Atlântico para o Continente foram os responsáveis pelas chuvas deste início de ano em todas as regiões do Rio Grande do Norte, inclusive elevando o volume de água de alguns reservatórios a níveis suficientes restabelecer o sistema de abastecimento.

Na reunião de Campina Grande, os meteorologistas constataram um quadro até certo ponto animador, levando-se em consideração as condições de ano anteriores: "as atuais configurações oceânicas e atmosféricas globais indicam a persistência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul de intensidade moderada na região do oceano Pacífico equatorial. No entanto, os resultados das análises climáticas indicam um gradativo enfraquecimento deste fenômeno a partir do mês de março de 2016."
(http://tribunadonorte.com.br)

Share/Bookmark

0 comentários: