Texas começa Ano Novo com lei que permite porte aberto de armas

Quando o ano novo começar no Texas, pela primeira vez desde 1871 nesse Estado norte-americano, moradores com porte de armas poderão carregar em locais públicos uma pistola no coldre sem precisar ocultá-la, com base em uma nova lei aprovada pelo Legislativo estadual, de maioria republicana.
Quem apoia a medida diz que a legislação aumentará a segurança pública no Estado, que tem 27 milhões de habitantes e se tornou o mais populoso dos Estados Unidos a permitir o porte aberto de armas.
Oponentes dizem que poderá ser assustador se deparar com pessoas armadas nas ruas da cidade e no interior de edifícios públicos e lojas. Sob a nova lei, cerca de 1 milhão de pessoas do Estado que passaram por um curso de segurança obrigatório e têm porte de arma serão autorizadas a transportá-las abertamente, no coldre.
"1º de janeiro é apenas o momento do salto para a devolução do direito de os texanos manterem e portar armas, depois de quase 150 anos", disse CJ Grisham, presidente de uma entidade que pressionou pela medida e quer eliminar outras restrições.
A lei permite que empresas e proprietários proíbam o porte ostensivo de armas em seus estabelecimentos. Se optarem pela restrição, eles terão de colocar um sinal em suas portas especificando a proibição.
A lei proíbe o porte de armas, abertamente ou escondidas, em uma ampla variedade de locais, incluindo escolas, bares, arenas esportivas e áreas de segurança dos aeroportos

Share/Bookmark

0 comentários: