14 alimentos para aliviar a enxaqueca e prevenir crises


14 alimentos para aliviar a enxaqueca e prevenir crises

Aposto que se você tem ou convive com alguém que tenha enxaqueca conhece os alimentos que devem ser evitados para não iniciar uma crise de enxaqueca, um dos piores tipos de cefaleia (dor de cabeça). Mas você conhece algum alimento para aliviar a enxaqueca? Se sua resposta for sim, parabéns, você é sortudo, mas se não conhece vai conhecer agora. Bora?
1. Salmão: um dos grandes mocinhos da alimentação saudável, o salmão (além da sua cor tão única que deu nome a um dos tons de rosa alaranjado mais belos da natureza) é muito conhecido por ajudar a equilibrar o colesterol no sangue (embora haja médicos que não confiem 100% nessa eficácia), mas ele também ajuda a aliviar a dor de cabeça. A razão é serem ricos em ômega 3 também entram esta lista, atum, sardinha, bacalhau, arenque e alguns outros.
2. Folhas verdes: por serem ricas em magnésio, as folhas verdes também ajudam a aliviar a enxaqueca. Dá-lhe alface menina!
3. Feijão: o motivo também é o magnésio e a razão é simples: pessoas que têm enxaqueca tendem a ter níveis baixos de magnésio no sangue. Quer tirar a dúvida? Peça ao seu médico ou nutricionista pra dosar a quantidade de magnésio no sangue.
4. Pimenta vermelha: Elas aliviam a dor, mas não devem sem usadas por quem sofre de problemas estomacais ou de hemorroidas, já que pimenta não é refresco! ;-) A ação se dá devido a ação da capsaicina. Leia sobre o assunto em: Pimenta vermelha para enxaqueca: capsaicina alivia dor de cabeça.
5. Gengibre: neste caso a ação é contra um dos sintomas da enxaqueca, mas não da dor, já que o gengibre ajuda a aliviar a náusea relacionada à enxaqueca. Prefira comer cru. [se achas muito ardido, rale-o e tempere saladas com ele] Há também alívio da enxaqueca típica do período menstrual! VEJA uma receita de "Bolo de batata doce com gengibre" [no blogOQueComerHoje?]
6. Azeite de oliva: seus ácidos graxos ajudam a aliviar as crises de dores fortes. Ingira 1 colher de sopa antes da dor começar. Dica: consuma azeite extra-virgem todos os dias, para ajudar a prevenir as dores. Prefira-o sem aquecer, sobre a salada ou mesmo regando peixes e todas as comidas diretamente no pato.
7. Orégano ajuda nas inflamações que podem acompanhar a enxaqueca, terem ação anti-histamínica inibindo a produção de prostaglandina, que é responsável pela dor.
8. Cravo e Canela: meu camarada, essa dupla não serve apenas para saborizar pratos e pra identificar a cor da pele de uma certa Gabriela... o cravo e a canela atuam da mesma maneira que o gengibre.
9. Banana: por serem ricas em triptofano, ela ajuda a liberar serotonina, que proporciona sensação de bem-estar. [mas cuidado! Muita serotonina pode causar o efeito inverno competindo com os sítios de ligação dos neurônios]
10. Maracujá: idem a banana.
11. Granola: também graças ao triptofano.
12. Arroz e feijão: A dupla mais famosa do Brasil (e não é sertaneja), também é rica em triptofano, [se consumidos juntos] portanto, agem como a banana. [eu adoro arroz, feijão e banana!] Veja mais alimentos ricos em triptofano.
13. Cereja: por ser rica em melatonina, que ajuda a regular o sono, tão importante na enxaqueca.
14. Frutas vermelhas e roxas: os antioxidantes antocianinas também são eficazes para evitar crises de enxaqueca.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS