Redução no número de festas juninas favorece ação da Polícia Militar de Pernambuco


Redução no número de festas juninas favorece ação da Polícia Militar de Pernambuco

Serão 100 lançamentos por dia a mais que no ano passado (Foto: Thays Estarque/G1)
Com a desistência de 29 municípios em realizar festas juninas este ano, sobretudo devido à crise econômica, a segurança nos focos da festa será reforçado este ano. A Secretaria de Defesa Social (SDS) não divulga o número de policiais que estarão nas ruas e sim a soma das vezes que ele trabalha durante o período. A esse cálculo dá o nome de “lançamento”. De acordo com a pasta, serão 100 lançamentos diários a mais que no ano passado. Diariamente, serão 932 em todo o estado.
“Nós temos redução em Recife, Caruaru, Gravatá e Limoeiro. Além disso, 29 cidades que fizeram o São João ano passado esse ano não farão o festejo junino”, comentou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. Na capital pernambucana, serão nove dias a menos de festa. Em Caruaru seis, Gravatá três e Limoeiro dois dias.
O lançamento corresponde a quantidade de vezes que um policial vai trabalhar durante o período. Por exemplo, um mesmo profissional de segurança pode atuar em vários dias. Ao todo, serão 24.234 lançamentos em todo o estado. Serão 19.664 de policiais militares, 2.696 de policiais civis, 1.853 de bombeiros e 21 policiais científicos. No ano passado foram 26.604.Também estarão em funcionamento 100 câmeras de monitoramento espalhadas pelo Recife Antigo [18], Sítio da Trindade [2], Caruaru [40] e Petrolina [40]. Dois helicópteros ficarão a postos para resgate médico ou para apoiar alguma operação mais delicada.
Caso o cidadão queira denunciar algum desvio de conduta dos profissionais, a corregedoria funcionará nos dias 17, 18, 23 e 25 deste mês. Ele ainda atenderá de forma itinerante as cidades de Vitória de Santo Antão, Gravatá e Caruaru. O horário de funcionamento é das 20h às 4h.
Em Caruaru, a SDS colocou dois caminhões que funcionam como uma espécie de plataforma elevada de monitoramento com 14 câmeras, sendo duas delas termais. Usando o calor corporal, essas câmeras são capazes de observar o que está acontecendo mesmo no escuro. Essa é a primeira fez que esses veículos são utilizados durante o São João.
“É maravilhoso porque você consegue agregar as operações com a tecnologia. O policial que está em campo tem várias câmeras e por rádio é feita a coordenação para a ocorrência. Essas imagens ainda podem servir como prova”, explicou Alessandro Carvalho.
Em caso de roubo, perda ou extravio de documentos, o forrozeiro pode realizar o registro da ocorrência pelo site da Polícia Civil. “Em menos de 24 horas esse registro é checado para ver se tem coerência. Em seguida, o cidadão já recebe uma senha por e-mail e pode imprimir o Boletim de Ocorrência em casa”, completou o secretário Alessandro Carvalho.
G1 PE

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS