Seplag coloca no ar o Sistema Panorama Emprego


Seplag coloca no ar o Sistema Panorama Emprego

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) coloca à disposição da população de Pernambuco um novo produto: o Sistema Panorama Emprego. Ferramenta utilizada a princípio apenas internamente pelos servidores da Seplag, o Sistema foi concebido para gerar informações estratégicas relativas ao mercado de trabalho no Estado e está disponível através do site www.seplag.pe.gov.br, no ícone Panorama Emprego (http://goo.gl/g46wxr ).
Maíra Fischer, gerente de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag, é a responsável pela coordenação da iniciativa. De acordo com a gestora, o Panorama utiliza fontes do Ministério do Trabalho e consegue tratar os dados no menor nível de desagregação fornecida, que é o de municípios. A partir deste tratamento das informações, a Seplag consegue organizar as estatísticas no nível das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, que é o adotado pelo Governo de Pernambuco.
“As análises consolidadas que são divulgadas pelo próprio Ministério e as divulgadas pela imprensa, normalmente, fazem uma análise macro da situação. Como precisamos de números mais detalhados para as análises que desenvolvemos, criamos esse sistema através de uma plataforma de Business Intelligence (BI), fazendo com que nosso esforço para coleta e tratamento de dados seja mínimo. Assim, podemos focar no processo analítico”, explicou Maíra.
Os números são atualizados mensalmente de acordo com o calendário de divulgação do Ministério do Trabalho. Os interessados podem acompanhar o saldo da criação de empregos em todo o Estado, nas RDs e nos municípios, além de verificar o desempenho de cada um dos setores da economia, entre outras informações. Também é possível verificar os dados acumulados do ano até o último mês divulgado. Para os números consolidados anuais, estão disponíveis os dados de 2014. Os de 2015 serão divulgados pelo Ministério no próximo mês de agosto.
Maíra reforça que a iniciativa dialoga diretamente com a necessidade do serviço público estar cada vez mais aberto à população, sendo o mais transparente possível. “Se é útil para a gente, vai ser útil para a sociedade também”, garantiu. Além do Sistema Panorama Emprego, a Seplag também disponibiliza, através do seu Portal, o Panorama Economia, um produto semanal que faz uma análise do cenário econômico do Brasil e de Pernambuco.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS