PREFEITURA DE CARNAÍBA

Doação de leite materno tem queda de 34% no principal banco de Pernambuco

Nessa sexta-feira (19) foi celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A data, no entanto, não é apenas para comemoração. Apesar de ser o alimento mais perfeito para os recém-nascidos, o número de doações está diminuindo. O banco do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), no Centro do Recife, é o principal do Norte e Nordeste. Este ano, a unidade registrou uma baixa de 34% no volume do produto na unidade, além de uma redução de 21% do número de doadoras inscritas.
Todas as mães que dão à luz bebês no Imip recebem orientações sobre a importância de amamentar os filhos e as dicas para estimular a produção de leite. A unidade segue o modelo brasileiro de bancos de leite, que foi exportado para 24 países ao redor do mundo.
Os pré-maturos, que nascem com baixo peso, e os bebês doentes, que não conseguem sugar o peito da mãe, são os que mais precisam do leite materno. Quando a mãe não consegue produzir o alimento, os bancos são a garantia do alimento mais completo que eles poderiam ter.
Pernambuco tem seis postos de coleta e dez bancos de leite humano. O do Imip processa 290 litros por mês, com cerca de 1.400 doadoras por ano. O leite passa por um processo de pasteurização pra eliminar os microorganismos nocivos à saúde. Além do produto, são necessários potes de vidro, com tampas plásticas, para que o leite seja armazenado sem danos à qualidade ou riscos de contaminação.
Do G1

Compartilhe: WhatsApp, Faceboock, etc...

0 comentários: