“Operação aparentemente infeliz”, diz Pedro Eurico sobre mortes. Veja outros detalhes.


“Operação aparentemente infeliz”, diz Pedro Eurico sobre mortes. Veja outros detalhes.

Para localizar os assaltantes, Governo do Ceará criou força-tarefa articulada entre quatro estados do Nordeste. Até o momento, três suspeitos foram presos
João Batista e o filho Vinícius morreram no confronto entre assaltantes de banco e policiais em Milagres/CE. Foto: Facebook/Reprodução
Após uma tentativa de assalto terminar com 14 pessoas mortas, sendo oito suspeitos e seis reféns, incluindo uma família pernambucana de Serra Talhada, três homens foram presos por participação no crime. Além das prisões, os policiais apreenderam armas de fogo, carros e explosivos utilizados na investida. Para encontrar os suspeitos, o Governo do Ceará montou uma força-tarefa e mobilizou até mesmo agentes que estavam de folga. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi destacada para auxiliar nas buscas, e a Perícia Forense vai priorizar a elaboração dos laudos cadavéricos e de locais de crime.
Em Pernambuco, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, contactou a secretária de Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França, para pactuar ações de apoio. Também solicitou uma maior agilidade na liberação das perícias tanatoscópicas das vítimas pernambucanas. Pelas informações obtidas até o momento, serão solicitados esclarecimentos do fato que deverá ficar sob responsabilidade da Corregedoria Geral de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. “São vítimas que foram chacinadas numa operação aparentemente infeliz”, declarou o secretário. O Governo de Pernambuco adiantou que dará apoio psicológico, assistencial e jurídico aos familiares das vítimas e, neste momento, a equipe do Centro Estadual de Apoio a Vítimas de Violência (Ceav) se desloca para o município.
⏩    Mostrar matéria completa  
Corpos dos criminosos ficaram do lado de fora do necrotério por falta de espaço diante da tragédia. Foto: Reprodução
Os reféns que morreram durante a troca de tiros já foram identificados. Vinícius de Souza Magalhães, de 14 anos, estava com o pai João Batista Campos Magalhães, 49. Eles, que são moradores de Serra Talhada, no interior do estado, viajaram para buscar parentes de São Paulo para passarem o Natal com a família. Na volta, ao passar por Milagres, na região do Cariri cearense, a família foi surpreendida por um bando que tentava assaltar uma agência bancária. Todos acabaram feitos reféns. Gustavo Tenório dos Santos, 13, natural Jabaquara (SP), Claudineide Campos de Souza Santos, 41, natural de São José do Belomonte (PE), e Cícero Tenório dos Santos, 60, natural de Maceió (AL), também acabaram mortos. Além da família, Francisca Edneide da Cruz Santos, de 49 anos, que é natural de Brejo Santo (CE), acabou morta.
De acordo com a Secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, um dos suspeitos preso é Robson José dos Santos, 36, natural de Aracaju (SE). Ele foi detido em uma van na cidade de Brejo Santo. Durante a madrugada, Robson teria se escondido na casa de uma moradora de Milagres. Ele estava armado e, já no início da manhã, trocou de roupas e fugiu, abandonando suas vestes e uma espingarda calibre 12, desmontada, que foi recolhida pelos policiais. Ele foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa, roubo e sequestro. Também foi apreendida uma pistola 9 mm, dentro do Celta. Os outros dois detidos foram Gian Sidney Wynne Santos, de 25 anos, natural de Laranjeiras (SE), e o cearense Cícero Rozelir da Silva Caldas, 34, que tem passagens pela polícia por receptação, desobediência, corrupção ativa, crimes de trânsito, posse irregular de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Eles foram autuados por integrar organização criminosa e roubo. Com eles, foram apreendidas três pistolas (calibres 9 mm, 380 e .40), uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e explosivos.
Ainda durante a operação, foram apreendidos os veículos utilizados pela quadrilha para executar o plano: um Chevrolet S10, um VW Saveiro, um Chevrolet Corsa, um Mitsubishi L200, que foi roubado na cidade de Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana de Aracaju. Outros dois carros que foram roubados na BR-116 também foram recolhidos pelos policiais: um Chevrolet Celta e um Ford Ranger.
Força-tarefa para localizar suspeitos
Agentes do Grupo de Ações Táticas Especial (Gate), do Comando Tático Rural (Cotar), da Força Tática (FT) e do Batalhão de Divisas – da PMCE – e da Delegacia Regional de Brejo Santo ainda participam das buscas pelos suspeitos. Equipes da Delegacia de Furtos e Roubos (DRF) e do Departamento de Polícia do Interior Sul (DPI Sul) também colaboram com os trabalhos de investigação. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi destacada para auxiliar nas buscas aos criminosos. Equipes da Pefoce, incluindo profissionais que estavam de folga, realizam trabalho de levantamento de vestígios nos locais de crime. A Perícia Forense vai priorizar a elaboração dos laudos cadavéricos e dos laudos de locais de crime.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará adiantou que a represália à investida só foi possível através da troca de informações do serviço de inteligência de Sergipe, Alagoas, Bahia e do próprio Ceará. Os levantamentos foram articulados no intuito de coibir o crime da quadrilha interestadual especializada em investidas contra instituições bancárias. Foram mobilizadas equipes do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil de Sergipe, da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) da Polícia Civil de Alagoas, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil da Bahia e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), que acionou composições do Batalhão de Polícia Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para a região onde os criminosos planejavam o ataque.
As investigações compartilhadas apontaram que o grupo criminoso preparava um ataque a agências bancárias localizadas nos municípios de Milagres ou Missão Velha, ambas no Cariri. Dos oito criminosos mortos, dois foram identificados no núcleo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em Juazeiro do Norte. São eles: Mackson Junior Serafim da Silva, de 26 anos, natural de Capela (SE), e Lucas Torquato Loiola Reis, 18, natural de Delmior Gouveia (AL).
Quem tiver informações deve denunciar
Diante da tragédia, a polícia pede que a população contribua com as investigações repassando informações que possam ajudar na captura dos suspeitos. As denúncias podem ser feitas pelos números 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Também é possível entrar em contato através dos números (88) 3531 -4841, da Delegacia Regional de Brejo Santo, e (85) 3101-1140/1141/1142/1143, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). O sigilo é garantido.
Entenda o caso
Um grupo fortemente armado chegou à cidade durante a madrugada e tentou assaltar duas agências bancárias que ficam na mesma rua. De acordo com a polícia, os suspeitos renderam pessoas que passavam pela BR-116 e levaram os reféns até os bancos. O grupo utilizou um caminhão para bloquear o acesso dos carros pela rodovia. Viaturas do BPChoque entraram na cidade e, ao se posicionarem próximo ao banco, se depararam com a ação criminosa em andamento. Houve troca de tiros entre suspeitos e os profissionais de segurança. Cinco criminosos foram baleados e morreram no local, outros dois foram atingidos por disparos, socorridos e morreram em unidades hospitalares. O oitavo suspeito morreu em outro confronto com a polícia no município de Barro. Além dos assaltantes, outras seis pessoas foram feridas e morreram durante a ação, incluindo a família pernambucana.Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI) 

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS