
Tal blog, estaria afirmando que a paciente conhecida por Dona Carmem, perdeu o dedo do pé após negarem troca de curativos na UBS do distrito.
Segundo Socorro Borborema, as pessoas deveriam fazer política partidária envolvendo outras questões, não a saúde. Para se culpar uma UBS por determinados agravos a saúde, deveriam se embasar! Estudar as patologias e ver o curso delas. Procurar fatos reais e lembrar-se que todos os procedimentos realizados na UBS tem registro, prontuário e Cartão do SUS!
"Eu como enfermeira coordenadora dessa equipe vou levar essas denúncia a frente!" disse Socorro que realçou que a UBS não irá ficar de braços cruzados deixando pessoas politiqueiras acabarem com o trabalho que vem realizando.
Ainda segundo Socorro, assim que o médico terminou de realizar a palestra sobre o "Outubro Rosa", atendeu a senhora Carmem e prestou todos os cuidados cabíveis a uma UBS.
A enfermeira informou ainda, que mesmo a paciente não sendo da área de abrangência da UBS de Jabitacá, foi prontamente atendida, assim como todos que procuram a unidade são atendidos e medicados, "nunca negamos atendimento a ninguém", disse.
Sobre a questão que foi levantada entre emergência e urgência, Socorro disse que a principal diferença entre esses dois estados é que uma emergência apresenta ameaça imediata para o bem-estar, enquanto a urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.
A enfermeira realçou que pelas normas de saúde, a paciente se encontrava em estado de urgência, e que todos os procedimentos foram realizados, não faltando nada para a mesma.
Socorro ressaltou que existe todo um processo para que um membro de um paciente com diabetes venha a necrosar, e para que seja esclarecido, não seria a forma de ser atendida, por "urgência ou emergência", que faria com que a paciente tivesse seu dedo do pé amputado e que isto não acontece da noite para o dia.
Finalizando, Socorro Borborema que prestou as informações via redes sociais, disse que também está a disposição na UBS de Jabitacá para todos que quiserem maiores esclarecimentos.