Guedes quer vender estatais para pagar contas do coronavírus


Guedes quer vender estatais para pagar contas do coronavírus

Paulo Guedes, ministro da Economia, articula aprovar no Congresso Nacional no segundo semestre a autorização da venda de pelo menos quatro grandes estatais. A equipe econômica avalia que só a privatização da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), por exemplo, pode render R$ 500 bilhões aos cofres públicos. A companhia administra os contratos da União na exploração dos campos de petróleo pelo sistema de partilha de produção.
Segundo o blog do Valdo Cruz, no G1, Guedes tem dito a interlocutores que a receita a ser gerada só com a venda da PPSA pode pagar a conta de todas as medidas do governo federal de combate ao coronavírus. Até agora, os gastos da União no combate à pandemia já estão na casa de R$ 400 bilhões e vão subir ainda mais, com o pagamento, por exemplo, de parcelas extras do auxílio emergencial.
Além da PPSA, o governo quer tentar aprovar a venda da Eletrobras, dos Correios e do Porto de Santos. A privatização dessas empresas tem sofrido resistência por parte dos senadores e deputados. No entanto, a equipe de Paulo Guedes avalia que o clima agora pode mudar diante da situação de emergência em que o país se encontra em meio à pandemia do coronavírus.
Além da necessidade de reduzir o endividamento provocado pelo enfrentamento da pandemia, o país precisa de outras ações para fazer a economia se recuperar. Assessores de Paulo Guedes defendem a privatização como um dos melhores caminhos, neste momento, para buscar fontes de recursos para a União, já que não há nem clima nem condições para se aprovar aumento de impostos. Será preciso também aprovar projetos que reduzam os gastos do governo federal.
No caso da PPSA, o governo de Jair Bolsonaro quer também acabar com o sistema de partilha de produção na exploração de campos de petróleo localizados na região do pré-sal. O Ministério da Economia defende a adoção do sistema de concessão, que, no curto prazo, teria condições de render mais recursos aos cofres públicos.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS