Presidente da Amupe diz que oposição usará pandemia para tentar desgastar prefeitos.


Presidente da Amupe diz que oposição usará pandemia para tentar desgastar prefeitos.

"A oposição leva vantagem porque os prefeitos tiveram que tomar medidas antipáticas nesse período e isso vai ser usado para desgastar a imagem deles", disse Patriota..
O coronavírus já era motivo de preocupação em todo o mundo quando, no dia 6 de fevereiro deste ano, antes mesmo da confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei 13.979, que, entre outras coisas, permitia a dispensa de licitação para compra de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública provocada pela nova enfermidade. De lá para cá, cerca de 50 mil brasileiros morreram em decorrência da doença e várias operações policiais foram deflagradas para investigar irregularidades na gestão dos recursos que deveriam ser usados para o combate à pandemia, fato que, em ano de eleições municipais, deve ser amplamente explorado durante a campanha.
Nas últimas semanas, apenas no Recife, três operações foram deflagradas pela Polícia Federal para apurar desde aparentes irregularidades nos contratos da prefeitura para aquisição de respiradores pulmonares, até o possível cometimento de crimes como falsidade ideológica, peculato e dispensa indevida de licitação por membros da administração municipal. Mas a capital pernambucana não é a única a passar por essa situação. Em Pernambuco, além da própria gestão estadual, cidades como Petrolina, Paulista e Camaragibe, por exemplo, também estão na mira dos investigadores.
José Patriota (PSB), presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, dá como certo o uso político não só das operações policiais que têm sido feitas no País durante a campanha, como também dos outros efeitos pandemia, sobretudo contra gestores que buscarão reeleger-se. “A oposição leva vantagem porque os prefeitos tiveram que tomar medidas antipáticas nesse período e isso vai ser usado para desgastar a imagem deles. E aí entra a polêmica que está acontecendo com relação às compras feitas durante a pandemia. Ora, se o mundo todo está precisando de uma dúzia de laranjas, mas o mercado produz apenas seis, essas seis laranjas vão ficar muito caras. Eu não estou dizendo que não tem maldade em alguns casos, mas a maldade não é o que predomina”, detalhou o gestor.
Patriota critica, ainda, a maneira espetacularizada como, segundo ele, as corporações policiais têm conduzido as operações que buscam irregularidades nos gastos para combater a covid-19. Para o prefeito, essa forma de atuação não teria efeito prático relacionado à punição de quem comete esse tipo de crime. “Divulgação sem apurar até o fim é uma coisa complicada. Você deve correr atrás dos ratos e punir severamente, mas tem que ter muito cuidado porque o pré-julgamento é terrível. O ideal é notificar o ‘cara’ e pedir o que se quer. Se ele não der, que se faça uma busca. Não precisa fazer um espetáculo ainda na fase de apuração. Em nome da transparência o ‘cabra’ virou o satanás e sua reputação nunca mais ele recupera”, ressaltou.
Do JC Online

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS