Cidades do Sertão de PE mostram reação no número de empregos, segundo Caged


Cidades do Sertão de PE mostram reação no número de empregos, segundo Caged


Empresa de exportação de manga em Petrolina — Foto: Reprodução/ TV Grande Rio
Enquanto o Brasil passa por uma crise no mercado de trabalho com mais de 1 milhão de vagas de emprego fechadas no primeiro semestre de 2020, sendo mais de 10 mil só em junho, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que o cenário começa a mudar em algumas cidades do Sertão de Pernambuco. Petrolina, Salgueiro e Araripina voltaram a apresentar saldos positivos depois de meses, principalmente devido à agroindústria.
Em uma empresa de exportação de manga que fica em Petrolina, a produção está bastante acelerada. A empresa, que fica na BR-407, o número de exportações de manga para a Europa e Estados Unidos aumentou em 20% nos últimos meses, em relação ao mesmo período de 2019. Para o mercado interno, a procura também deu um salto. O crescimento foi inesperado para uma pandemia. Com tanta gente em casa, o consumo de frutas mais que dobrou e foi preciso reforço no quadro de funcionários.
Desde o início da pandemia, a empresa está fazendo contratações. Somente no mês de julho foram admitidos mais 100 colaboradores para as áreas administrativas e campo. Em agosto, quando inicia a segunda safra, vão ser contratados mais 150 funcionários para o packing house.
“A previsão era de que não houvessem negócios, mas a gente conseguiu, justamente, por conta deste consumo. As pessoas se preocupando mais com a alimentação mais saudável. A fruta tem vitaminas e a gente percebeu esse consumo acima até de 20% a mais que o ano passado”, destacou a gerente de Recursos Humanos, Pollyana Santos.Quanto mais gente chegando, mais cuidado com a prevenção. A seleção é virtual. Segundo a gerente de RH, o recrutamento e treinamento estão sendo realizados de forma remota. “As entrevistas, a maioria, on-line, de forma virtual. A gente fez muita coisa por telefone, pela internet, usamos plataforma, treinamentos on-line. Então a gente fez o que a gente pôde fazer para preservar as pessoas, ter essa segurança maior e fazer com que se sentissem seguros vindos para a empresa. Nós seguimos o protocolo e todos os cuidados necessários de higienização, até mesmo no campo, onde é ao ar livre, todos os nossos colaboradores receberam máscara e álcool. Nós duplicamos os números de veículos para que todos tivessem segurança no transporte e higienização de todas as áreas em comum”, disse a gerente de RH.
Esse cenário vai na contramão do restante do país. Segundo dados do Caged, o Brasil encerrou o primeiro semestre deste ano com saldo negativo, com 906 mil demissões. Em Pernambuco foram 20.651 desligamentos e pouco mais de 17 mil admissões. A agroindústria trouxe um saldo positivo com a geração de 647 vagas de emprego no estado.
Em algumas cidades do Sertão, os números também são bons. Araripina, só no mês de junho, foram 59 contratações e 49 demissões. Salgueiro fez 87 admissões e 67 desligamentos. Petrolina, que desde fevereiro não apresentava crescimento, voltou a empregar mais no mês de junho. Foram quase 2 mil contratações e 1.271 demissões.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS