Essa nota de 20 dólares vale mais de 370 mil reais. Entenda o motivo


Essa nota de 20 dólares vale mais de 370 mil reais. Entenda o motivo

Desde o início da pandemia de COVID-19, dezenas de países viram suas moedas se desvalorizarem e o dólar ficar mais caro. A nossa moeda, o real, por exemplo, em 2020, comparada com 2019, perdeu 28% de seu valor perante o dólar. No entanto, às vezes, algumas notas que, em teoria valem pouco, podem valer muito mais por conta de algum detalhe peculiar nela.
Como por exemplo, essa nota de 20 dólares. Ela está sendo vendida por quase 70 mil dólares, o que é aproximadamente 367 mil reais. A valorização dessa nota de 20 dólares aconteceu por conta do adesivo de banana que tem nela.
Essa nota única foi, provavelmente, o trabalho de algum funcionário que estava entediado de fazer sempre as mesas notas no Bureau of Engraving and Printing, que é a Casa do Moeda dos Estados Unidos.
A nota apareceu em 2004 quando um estudante universitário de Ohio foi até um caixa eletrônico, digitou sua senha e tirou o dinheiro que precisava da máquina. No entanto, antes dele guardar as notas na carteira ele viu que uma das notas de 20 dólares tinha um adesivo de banana Del Monte na frente dela. O adesivo estava bem à direita da cabeça de Andrew Jackson.
Nota
O estudante notou que o adesivo estava preso de forma bem firme. E além disso, ele era impresso com o número de série e o selo oficial do Tesouro dos Estados Unidos. Foi assim que ele percebeu que tinha um item de coleção exclusivo. E que por ser diferente de todas as outras notas, essa provavelmente valeria mais do que o seu valor estampado. Por isso, ele resolveu colocar a nota no eBay.
A nota ficou conhecida como “Del Monte Note” e foi vendida por aproximadamente 10 mil dólares, o que equivale a 52 mil reais, para um colecionador no Arizona. Depois de dois anos, a nota foi vendida para outro colecionador. Ele pagou 25.300 dólares, aproximadamente 132 mil reais, por ela.
E em dezembro de 2020, Heritage Auctions, que é uma casa de leilões em Dallas, Texas, anunciou que colocaria a nota famosa à venda. Até o momento, o lance mais alto pela nota estava em 67 mil dólares, ou 351 mil reais.
“A maioria das obstruções caem logo após a impressão, deixando para trás uma área em branco do papel sem desenho, mas erros com objetos que ‘grudam’ na nota e entram em circulação são muito raros”, explica a descrição da nota.
“Quando esta nota foi impressa na Fort Worth Western Currency Facility, ela passou pela primeira e segunda impressões normalmente antes de o adesivo Del Monte chegar à superfície. A colocação do adesivo é ideal, pois cobre parte dos detalhes da segunda impressão e é sobreposto por parte do Selo do Tesouro e o número de série correto da terceira impressão”, continua.
Valor
Segundo a Heritage Auctions, por conta do processo de impressão em três partes pelo qual o papel-moeda passa, a colocação do adesivo de banana foi “provavelmente o resultado de algum funcionário muito entediado ou criativo do Bureau of Engraving and Printing dos EUA”.
“A maioria desses erros nesta aula não vale tanto, mas este acaba de atrair o fascínio de todos. É um daqueles em nosso setor que todos conhecem, todos adorariam ter. Ele foi capa do último livro sobre erros de notas”, disse Dustin Johnston, vice-presidente de moeda da Heritage Auctions.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS