Butantan entrega mais 1 milhão de doses da CoronaVac

O Instituto Butantan entrega hoje mais 1 milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. As doses serão distribuídas a todo o Brasil pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). É o segundo lote de vacinas contra covid entregues pelo Instituto Butantan após quase um mês de paralisação.
Um atraso na entrega de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) pela China paralisou a produção da CoronaVac no Brasil entre 14 e 27 de maio. O governador João Doria (PSDB) acusa o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de ser o responsável pela demora da China em liberar o insumo.
Doria diz que o atraso é reflexo de uma retaliação diplomática após Bolsonaro afirmar que a China aproveitou a pandemia para crescer economicamente. O presidente também comparou o coronavírus a uma “guerra química”.
No último dia 25, o Instituto Butantan recebeu 3 mil litros do IFA, que devem render 5 milhões de doses. Na sexta-feira (11), o Instituto Butantan fez a primeira entrega usando o insumo, foram 800 mil doses da CoronaVac entregues.
Desde o início da vacinação, o Instituto Butantan forneceu 49 milhões de doses da vacina contra a covid-19.