Inscrições para o Prouni terminam nesta sexta-feira

Estudantes podem se inscrever até esta sexta-feira, 5, para o Prouni. A inscrição, prorrogada por um dia, deve ser feita pela internet, no portal acesso único do MEC e é de graça.
O processo seletivo é referente ao segundo semestre deste ano e são oferecidas 190 mil bolsas de estudo. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 8 de agosto e uma segunda chamada no dia 22.
Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Também não pode ter zerado a prova de redação. Quem participou do Enem como treineiro também não pode concorrer.
Para a seleção de 100% da bolsa, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a 50%, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Mas esta edição tem novidade. Uma delas é que a inscrição deve ser feita por tipo de modalidade de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso, haverá uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada opção escolhida.
O Prouni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Com Agência Brasil