Sobe número de famílias que se declaram endividadas em Pernambuco; percentual chega a 81,5% em agosto


Sobe número de famílias que se declaram endividadas em Pernambuco; percentual chega a 81,5% em agosto

O número de famílias que se declaram endividadas em Pernambuco aumentou, na comparação entre julho e agosto deste ano. Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), o percentual subiu de 78,7 para 81,5%.

A Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A meta é traçar um perfil do endividamento, acompanhando o nível de comprometimento dos consumidores com dívidas e sua percepção em relação à sua capacidade de pagamento.

Ainda segundo a Fecomércio, o tempo médio de duração das dívidas foi de sete meses e meio, em agosto.

Esse índice não sofreu mudança com relação a julho. A parcela média da renda comprometida com as dívidas se manteve em 30%, no mês passado.

Além disso, o percentual de famílias com contas em atraso ficou estagnado em agosto. O índice é de 27,1%. No entanto, alerta a Fecomércio, essa taxa tinha registrado queda por quatro meses consecutivos.

O percentual de famílias que se declaram sem condições de quitar as contas em atraso recuou 0,5 ponto percentual em relação ao mês de julho. Isso significa cinco meses de retração nesse indicador.

A pesquisa aponta, ainda, que o percentual de famílias que citam o cartão de crédito na composição das dívidas está em elevação.

No mês anterior, o percentual já havia passado de 91% para 94%. Isso representa uma mudança de trajetória de redução, observada de janeiro a junho.

Em agosto, o patamar chegou a aproximadamente 95%. A entidade aponta que “a situação financeira das famílias tende a exigir maior uso do crédito para consumo imediato, visando sustentar a capacidade de consumo no segundo semestre”.

Ainda de acordo com a pesquisa, é possível observar aumento em todos os níveis de percepção, de endividamento. Entre as famílias que se declaram “muito endividadas”, o índice subiu de 16,9% para 18%.

No caso de famílias que se declaram “pouco endividadas” (o aumento foi de 25,9% para 27,4%. Por último, houve incremento de 35,9 para 36,1 entre as famílias “mais ou menos endividadas”.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS