Um pouco da história de Irajaí e quem foi Diógenes de Arruda Câmara que deu nome ao Centro de Convivência inaugurado hoje:


Um pouco da história de Irajaí e quem foi Diógenes de Arruda Câmara que deu nome ao Centro de Convivência inaugurado hoje:

Irajaí, distrito de Iguaracy é uma comunidade que respira história, berço de famílias tradicionais do município, onde seus antepassados tem uma significativa importância na construção não apenas do distrito mas também com uma contribuição enorme para a região do Pajeú.
Enquanto a vila de Macacos crescia, a vila de Coruja passava por mudanças, as terra mais férteis encontrava-se na região, fazendas com rebanhos, mas também com grandes representantes políticos, homens que marcaram não apenas o povoado como também o município ao qual também pertenciam, no caso na época, a cidade de Afogados da Ingazeira.

Vila Ferroviária
A vila ferroviária de Irajaí é um charme à parte, é uma das poucas vilas ferroviárias ainda preservadas na região. Muitas das residências ainda preservam intactas as suas fachadas originais.
O inicio da linha férrea se deu no ano de 1938, e a Coruja, antes um local de fazendas e criação de rebanhos começou a se tornar um povoado a partir das terras que foram doadas por Zezé da Coruja, pai do conhecido Dr. Paulino.
Nomes como José Nunes de Almeida, o Zezé da Coruja, citado acima, e outras famílias importantes como a família Siqueira, a família Lopes, a família Virgínio, a família Rodrigues, e tantas outras que tem suas ramificações no distrito e que ajudaram no desenvolvimento da região.
 Atual prédio da UBS que funciona em um dos galpões da Ferrovia e que foi totalmente recuperado pela atual gestão municipal
Do povoado de Coruja, surgiu Possidônio Gomes, que foi prefeito de Afogados da Ingazeira e também de Sertânia, surgiu também o deputado Estadual Diomedes Gomes e o Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, deputado federal e um dos mais importantes representantes políticos já nascidos na região com uma extensa biografia.
Um grande destaque não apenas para o Pajéu, mas também para o país, porém ignorado por muitos - O povoado de Coruja já deu ao país e ao mundo, um grande filho com "visão de águia", como diz a professora e historiadora iguaraciense, Maria Das Dores, ao qual tive o prazer de produzir o documentário intitulado "Retalhos de Iguaracy", principal fonte das informações prestadas nesta matéria. (Trecho do documentário sobre Irajaí).
Centro de Convivência recebeu o nome do filho ilustre
A personalidade em questão trata-se do político Diógenes Alves de Arruda Câmara, e segundo Maria, enxergava o mundo muito além do pequeno lugar onde nasceu. Diógens saiu de Irajaí para estudar em Recife e ainda jovem mostrou interesse para as lutas sociais e políticas, com apenas 20 anos de idade, ingressou no Partido comunista Brasileiro (PCdoB), foi preso, foi torturado, foi exilado, mas ele resistiu em nome da liberdade, da lealdade e da dignidade ao qual defendia. "Foi um sertanejo valente que merece e precisa ser estudado e mostrado para as gerações futuras o seu legado", disse. 

Veja uma matéria especial sobre Diógenes Arruda no link abaixo:

https://grabois.org.br/2014/12/19/centenrio-de-nascimento-de-digenes-arruda-cmara/

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS