BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de fevereiro 10, 2015Mostrar tudo

CONSELHEIROS TUTELARES VÃO AO RÁDIO E DEMONSTRAM PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO A CLASSE

Conselheiros Alane Ramos, Patrícia Carvalho (Afogados) e Sérgio Coelho (Iguaracy)
DOR E COMOÇÃO PELOS 3 COLEGAS ASSASSINADOS
A situação que enfrentam os conselhos tutelares foi tema do programa Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú, com a brilhante condução do radialista e também blogueiro Nill Júnior.
Os conselheiros falaram da situação de medo em que vivem:
Quando alguém procura a ajuda do Conselho Tutelar no intuito de proteger uma criança ou adolescente, o perigo que ronda o menor passa a ser parte, também, da rotina do conselheiro que registra a denúncia. Isso porque alguns dos suspeitos de cometer a violência passam também a ameaçar os agentes públicos.
A pedofilia é o principal crime que provoca episódios de coação contra conselheiros tutelares. A família se recusa a acreditar na versão dada pela criança e passa a coagir os conselheiros. As ameaças, em sua maioria, acontecem por telefone e costumam ser agravadas pessoalmente.
Perigo aumenta com réus em liberdade: Depois de passarem pela tensão de serem ameaçados durante o processo que dá origem às denúncias de violência contra crianças, os conselheiros vivem outro problema quando os suspeitos são liberados pela justiça para responder aos processos em liberdade.
Muitas vezes não há como trabalhar tranquilamente temendo sofrer um atentado a qualquer momento. A maioria dos conselhos não tem profissionais de segurança dando assistência e as sedes não possuem câmeras de vigilância, o que aumenta a sensação de insegurança.
Enquanto as leis não forem mais duras em nosso Brasil, crianças e adolescentes continuarão à mercê dos pedófilos, do descaso, da violência, e nós conselheiros também de suas ameaças.

RISCO DE VIDA E BAIXOS SALÁRIOS PODE DIMINUIR EM QUANTIDADE E QUALIDADE DOS FUTUROS CANDIDATOS AOS CONSELHOS TUTELARES

Conselheiros Tutelares de Afogados e Iguaracy no Debate das Dez
Além das condições de trabalho, falta de um veículo próprio, de profissionais de segurança, o serviço de atendimento e proteção à criança e ao adolescente sofre também com a carência de bons profissionais. Tal fato pode ser sentido na pele em qualquer órgão que seja visitado, pouquíssimos agentes são realmente preparados, isso porque o salário oferecido aos conselheiros é muito baixo, o que não atrai mão de obra qualificada e, consequentemente, prejudica o funcionamento do órgão principalmente nas tomadas de decisão, que sendo mal avaliadas, pode vir a comprometer todo um futuro de uma criança ou adolescente.
Como conselheiro tutelar e também cidadão, temo que com o assassinato dos três conselheiros de Poção, venha diminuir ainda mais a concorrência nas próximas eleições, pode chegar o dia de não termos boas opções para compor uma chapa decente, com pessoas capacitadas, equilibradas, educadas e comprometidas com a causa e não apenas com uma complementação de renda.
O Congresso Nacional estuda estipular um piso salarial para a categoria, mas isso ainda é apenas um sonho. Sabemos que em certas localidades tem conselheiro tutelar que recebe até mesmo menos de um salário mínimo, o que é inaceitável.
O Estatuto prevê o pagamento de salário para os conselheiros, mas diz que caberá a uma lei municipal estabelecer o valor da remuneração.
Isso abriu brecha para que os municípios instituíssem salários muito baixos, salário mínimo, de fato, para o trabalhador dessa área. Dever-se-ia levar em consideração que conselheiro tutelar é um trabalhador que vive em situação de risco.
Uma lei federal deveria regulamentar e dar importância ao trabalho exercido pelo conselho e instituir um piso salarial ou um salário-base ou, pelo menos, uma referência salarial para o conselheiro tutelar, tipo 50% do que recebe um vereador do município, e isso já seria uma razoável diferença, um aumento em mais de 100% em relação ao valor que atualmente recebemos, não somente nós, como também diversos conselhos da região.
Na ausência de uma lei federal que estabelece estes valores, os municípios deveriam então suprirem esta carência com zelo e reconhecimento pela classe, já que o ECA tem posto a responsabilidade nas mãos dos municípios, e a diferença não iria causar tanto dano aos cofres municipais, haja visto que a classe é composta apenas de 5 membros, fica ai a dica aos vereadores municipais para apresentarem projetos para melhorar a situação salarial dos conselheiros, pois os profissionais que exercem uma função tão importante precisam também serem valorizados pelas demais autoridades municipais.

Motorista que se envolveu em acidente de seminarista vai a Júri Popular

A Juíza Ana Marques Véras acolhendo na íntegra as razões expostas no parecer ministerial e considerando que o feito encontra-se em fase inicial aguardando a conclusão e remessa do Inquérito policial, e ainda por não vislumbrar nenhum fato novo que possa modificar entendimento já exposto na decisão, indeferiu o pedido de revogação da prisão preventiva formulado por Danilo José de Veras.
Danilo guiava o veículo que se envolveu no acidente em que morreu o seminarista Willian Luis Bezerra Figueiredo no dia 20 de janeiro na PE-292 entre as cidades de Afogados da Ingazeira e Iguaracy.
De acordo com o Processo (Nº 0000121-19.2015.8.17.0110) Danilo vai a Júri Popular. 
A Online

Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval

Banco do Brasil em Iguaracy
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou na terça feira (9) que as agências bancárias fecharão as portas nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas (18), os bancos abrirão a partir do meio-dia. A entidade recomenda que, nos dias em que os bancos fecham, a população use os canais eletrônicos para realizar operações bancárias.
No caso de contas a pagar, as que têm vencimento durante o feriado podem ser pagas no primeiro dia útil subsequente, ou seja, na Quarta-Feira de Cinzas. No entanto, os clientes que preferirem agendar o pagamento podem usar caixas eletrônicos, a internet ou o telefone, dependendo do banco.
O pagamento pode ser agendado ainda por débito direto autorizado (DDA), sistema que permite receber boletos por meio eletrônico, em lugar de papel. Para usar essa opção, no entanto, é preciso ter se cadastrado previamente.
Os feriados valem para todos os bancos associados à Febraban.

Presos passam fome em Afogados

Estranhamente, sem dar a menor satisfação, o Governo do Estado não repassa há dois meses o vale refeição dos presos de comarcas do presídio de Afogados da Ingazeira, segundo queixa feita, ontem, pela Pastoral Carcerária do município, ligado à Igreja Católica. O valor do tíquete é de pouco mais de R$ 100.
Por Anchieta Santos

Dupla assalta mercadinho em Tuparetama

A GT foi acionada ao Frigorífico e Mercadinho Pais e Filho, localizado na Av. Dep. Carlos Caribé, Vila Bom Jesus, pela vitima Rosa Lopes de Oliveira Silva, casada, comerciante, informando que dois homens em uma motocicleta Honda FAN, cor Preta, de placa KJK4145, desceram da motocicleta e anunciaram assalto, dizendo para a vítima não se mexer.
Em seguida notando a presença de várias pessoas no local, pegaram na prateleira um iogurte e um papel higiênico e dirigiram-se para o balcão pagaram e saíram na motocicleta. A vítima informou ainda que em momento algum viu arma de fogo, apesar de demonstrarem que estavam armados. Segundo dados do DETRAN a moto consta como roubada. O policiamento realizou várias diligências no intuito de encontrar os envolvidos porém sem êxito. A ocorrência foi passada à disposição da DP.
Mais Pajeú

INSEGURANÇA E SALÁRIOS BAIXOS AFLIGEM CONSELHEIROS TUTELARES DE SERRA TALHADA

Em entrevista ao C1, nesta segunda-feira (9), os o coordenador do Conselho Tutelar de Serra Talhada, Antonio Alves e o secretário, Ari Amorim lamentaram o trágico episódio acontecido na cidade de Poção, onde foram barbaramente assassinados três Conselheiros Tutelares, um crime que repercutiu em todo país e principalmente em Pernambuco, exigindo providências das autoridades e denunciando a fragilidade na segurança dos que atuam nesta área.

Segundo Antonio Alves o Conselho Tutelar de Serra Talhada decretou luto pela morte dos companheiros de Poção, inclusive colocando faixa preta na fachada da sua sede.

" Pra gente é uma situação lamentável que três Conselheiros que nós conhecíamos pessoalmente...eu conhecia, Antonio também conhecia... comoveu todo população do Brasil inteiro e nós estamos justamente demarcando esta mobilização... foi uma tristeza imensa", declarou Ari Amorim se referindo ao assassinado dos seus companheiros, quando, conforme disse Ari "o Conselheiro é um zelador", em defesa dos direitos da criança e dos adolescentes, e faz um alerta de que é preciso que a sociedade comece a conhecer mais profundamente o trabalho do Conselho Tutelar, para que não surjam outras mortes. 
"outros Conselheiros morrerão. Com certeza, porque já temos notícias em outros lugares que conselheiros sofreram atentados... aqui em Serra Talhada vários conselheiros sofreram ameaças, conselheiros saíram correndo... na zona rural porque o sujeito puxou uma foice e ameaçou", contou Ari e lembrou " agente não vai para intervir na família. O papel do Conselho não é tomar criança, o papel do Conselho é zelar pelos direitos, e um bom zelador não cuida diretamente da situação, ele busca um especialista...Na realidade da criança e do adolescente o Conselheiro é este zelador que vai chamar o assistente social, o psicólogo, vai notificar, aliás, vai requisitar o serviço na área de saúde, de educação, de assistência social...", explica ele.
Para Antonio Alves e Ari Amorim, ser conselheiro é abraçar uma "missão" e para isso se faz necessário que esta dedicação seja reconhecida, segundo eles, um conselheiro atualmente em Serra Talhada ganha cerca de R$ 1.300,00. Para Ari, "é preciso melhorar a condição de sobrevivência dos Conselheiros, mas também a compreensão da sociedade no papel real do que é o Conselho Tutelar".
Na visão dos Conselheiros existe uma visão deturpada do papel do Conselho. Generalizou-se que o conselho "toma criança", e este, garante os Conselheiros, "este não é papel do Conselho Tutelar" e acrescenta "o papel do Conselho Tutelar é ser um servidor e um zelador de direito da criança e adolescente".
O Conselho Tutelar de Serra Talhada, foi criado em 1991, portanto com mais de 20 anos de existência, foi o segundo instalado no Estado e em todos estes anos tem muitos registros de ameaças e violências, e, talvez por isso, a tragédia registrada no Estado neste final de semana tem abalado tanto seus Conselheiros. "Veja que ironia do destino... vamos entender agora o papel destas criaturas, destes conselheiros, desses servidores, em defesa dos nossos filhos, depois que mataram, depois que eles morreram?", lamenta Ari, ao mesmo tempo que o coordenador do Conselho local anunciou que o Conselho Tutelar de Serra Talhada se fará presente ao ato marcado para próxima quinta-feira (12) na Universidade Rural de Pernambuco, no Recife, onde, além do ato ecumênico, irão discutir as reivindicações da categoria e elaborar um documento para cobrar o Estado melhores condições de trabalho.
Na data marcada (quinta-feira, 12) os Conselheiros serratalhadenses pretendem ocupar horários nas rádios locais, e espaços em blogs, sites e redes sociais para levar para população informações do trabalho que desenvolvem e sua importância para sociedade.
A entrevista do C1, que durou cerca de 1:30h ainda terá continuação em outras matérias que serão publicadas no decorrer desta semana.
Fotos: C1

Aluno que se classificou no ENEM presta homengem a professora em Iguaracy

‘’Foi uma ótima experiência, apesar de ser o meu primeiro ano, sempre tive vontade de fazer o ENEM, e quando vi o resultado me surpreendi, agradeço à professora Maria do Carmo (Silvinha), por todo o incentivo e a atenção em me explicar as questões de simulados que eu levava para sala de aula. Dedico todas esse meu resultado à senhora, que sempre esteve pronta a ajudar-me. Para mim, foi uma vitória, e que venha outros ENEM’s, a fim de que eu possa superar-me mais e mais.’’
Nome: Jose Filipe Alves da Rocha
Idade: 14 anos / Série: 1° E.M
Escola: EREM Professora Rosete B. de Souza
"PARABÉNS AOS DOIS"

JOSÉ PATRIOTA SERÁ REEMPOSSADO HOJE COMO PRESIDENTE DA AMUPE

Uma chapa única definirá o futuro da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), entidade que representa todas as prefeituras do estado. Nesta terça-feira (10), o atual presidente e prefeito do município de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), será reconduzido ao comando por mais dois anos, no biênio 2015-2017. A eleição da entidade será realizada das 8h às 13h, na sede da Amupe, na Av. Recife, na capital.
José Patriota tem como vice Luciano Torres, que é vice em Afogados da Ingazeira, e como tesoureiro Eduardo Gonçalves, do município de Cumaru. A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB), ficou com a secretaria da Mulher.
Além da eleição, a Amupe ainda fará uma assembleia ordinária, das 9h às 13h, onde serão discutidos temas como crise nos municípios, iluminação pública, seca e novo formato de prestação de contas do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O encontro terá a participação de representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Secretaria de Agricultura do Estado e do TCE-PE. (Por Nill Junior)
Confira a lista completa da diretoria executiva da Amupe:

Estado promoverá 5.485 policiais militares e bombeiros

Cerca de cinco mil policiais militares e bombeiros serão promovidos, 1694 profissionais a mais que a proposta anterior do governo do estado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (09), durante terceira rodada de negociação entre Executivo e representantes das categorias. Os profissionais também terão reajuste de 60% no vale refeição, que ficará em R$ 246,40, e aqueles que são motorista terão aumento de 82,52% na gratificação. Com a mudança, o valor passa a ser R$ 160.
Um Projeto de Lei com as alterações está sendo elaborado e será enviado, em regime de urgência, para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Se aprovado, as promoções de soldado para cabo deverão ser concretizadas entre os dias 10 de março e 21 de abril. Já as de sargento acontecerão de 16 de março a 30 de junho, em turmas divididas.
Segundo a SAD, 2.284 soldados com mais de 10 anos na Polícia Militar, além de 1.346 Cabos com mais de 20 anos, farão curso de promoção para Cabo e Terceiro Sargento, respectivamente. Já no Corpo de Bombeiros, serão 415 para Cabo e 409 para Terceiro Sargento. As demais mudanças de postos serão imediatas, sendo 636 para Segundo Sargento, 176 para Primeiro Sargento e 42 para subtenente. Já no Corpo de Bombeiros serão 103 para Segundo Sargento, 68 para Primeiro Sargento e seis para Subtenente.
A proposta foi acertada após a categoria ameaçar cruzar os braços às vésperas do carnaval, caso as reivindicações não fossem acatadas pelo governo. O secretário de Administração, Milton Coelho, disse o anúncio demonstra o empenho do governo em solucionar o impasse, apesar do ambiente econômico desfavorável.

Sofrimento da falta de água em Itapetim deve se estender a mais cidades do Pajeú

A lata d’água na cabeça tem feito parte da rotina dos moradores de Itapetim. Quarenta e duas caixas estão espalhadas pela cidade para receberem a água que ameniza o sofrimento das pessoas.
Caminhões pipas abastecem as caixas com água tratada da Compesa vinda da barragem do Rosário, coletada na ETA de São José do Egito. Tuparetama, São José do Egito, Ingazeira e Iguaraci, incluindo Jabitacá, recebem água do Rosário que está secando.
O Prefeito Dessoles (Iguaraci) falou da situação e alternativas. “Tem Serrinha em Serra Talhada, mas a logística pra trazer a água de lá é complicada. Terão que aumentar os pipas”, afirmou o prefeito de Iguaraci.
Brejinho tem água para somente mais trinta dias no açude Serraria. Enquanto isso, Afogados da Ingazeira diante das demais cidades vive situação privilegiada. Além da Barragem de Brotas, conta com água das adutoras Zé Dantas e do Pajeú.

QUANTO VALE UM CONSELHEIRO: Disque-Denúncia oferece R$ 4 mil por informações sobre chacina de Poção

Governador Paulo Câmara participou do velório das vítimas
O Disque-Denúncia Pernambuco está oferecendo uma recompensa de até R$ 4 mil para quem tiver informações que auxiliem nas investigações sobre a morte de três conselheiros tutelares e uma mulher de 62 anos na última sexta-feira (6), em Poção. O município fica a 240 Km do Recife, no Agreste pernambucano.
As vítimas foram assassinadas em um carro do Conselho Tutelar de Poção, enquanto levavam uma criança de 3 anos, a única sobrevivente da chacina. O veículo havia saído do município de Arcoverde, no Sertão, local onde morava a avó paterna da menina.
"Através do oferecimento da recompensa, esperamos recolher informações que ajudem a esclarecer esse caso. Até pelas investigações estarem ocorrendo em sigilo, é fundamental que as pessoas encaminhem informações de forma anônima, através do Disque-Denúncia", explica a superintendente do serviço, Carmela Galindo.
Quem tiver informações sobre o caso pode telefonar para 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no interior do Estado.
Também é possível repassar informações através do site da central www.disquedenunciape.com.br, que permite o envio de fotos e vídeos. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana. O anonimato é garantido.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS